Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!


+2
mayarend
Leonardo Schabbach
6 participantes

    Drácula - de Bram Stoker

    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Drácula - de Bram Stoker Empty Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qua maio 12, 2010 3:50 pm

    Já vi um monte de conversas aqui sobre livros de vampiros e etc... ai fiquei na dúvida, quem aqui já leu Drácula, o primeiro livro mesmo, do Bram Stoker, esse é o único livro de vampiro que eu tenho vontade de ler. A história do drácula é absolutamente fantástica, a questão da imortalidade, do amor podendo condenar um homem, assim como podendo salvá-lo. Eu sei toda a história do original, mas não cheguei de fato a ler.

    Acho que vampiro tá tão na moda e pouco vejo as pessoas indo láááá atrás no primeiro grande livro do estilo, que a mim parece até mais interessante Drácula - de Bram Stoker Icon_cheers
    mayarend
    mayarend


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 15/04/2010
    Idade : 36
    Localização : RS

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por mayarend Qua maio 12, 2010 4:04 pm

    Oi Leonardo, eu li Drácula.
    Obviamente não a edição original (rs)... Mas é uma boa edição...

    Acho interessante, porém comparado com os livros atuais, ele é fraco - a história é curta, sem muitos detalhes - eu sinto muito isso em livros mais antigos, "mais clássicos", entende?

    Na minha história incorporo algumas coisas do Drácula que achei genial, mas acho que ainda não posso contar haha porque ainda está por vir, na história, entende? Wink
    Roberto Belli
    Roberto Belli


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 13/05/2010
    Idade : 64
    Localização : Blumenau

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Roberto Belli Qui maio 13, 2010 11:34 am

    Olá, Leonardo.
    Eu também li o Drácula de Bram Stoker. Eu gostei muito, e vale a pena ler. Assim como o Frankestein de Mary Shelley, outro grande clássico. A linguagem que os dois trazem é tão simples que surpreende. A narrativa em forma de diário de Drácula é muito criativa para a época, assim como a narrativa em forma de cartas de Frankenstein. Hoje em dia, perdemos muito com o narrador onisciente, aquele que sabe tudo e ainda quer fazer suspense ao leitor (rs). Se eu fosse você, começaria a ler os dois hoje mesmo! Abraços.
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 31
    Localização : Sao paulo

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por gisasantanna Qui maio 13, 2010 2:17 pm

    aah. nunca li. mas ta ai um livro que gostaria de ler. . . rs
    vi uma vez a versao original na biblioteca da cidade, mas o livro tava tao velho que eu sabia que minha sinusite ia atacar e nao peguei . rs
    Roberto Belli
    Roberto Belli


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 13/05/2010
    Idade : 64
    Localização : Blumenau

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Roberto Belli Qui maio 13, 2010 2:36 pm

    A Editora L&PM tem uma boa tradução de Drácula em pocket. Vale a pena. Abraços.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qui maio 13, 2010 5:54 pm

    Roberto Belli escreveu:A Editora L&PM tem uma boa tradução de Drácula em pocket. Vale a pena. Abraços.

    Valeu pelo toque. Vou dar uma olhada. E seja bem-vindo! Depois passe no fórum de apresentações (se já não passou) e crie um tópico para que possamos conhecer você melhor!
    Kate
    Kate


    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 01/04/2010

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Kate Sex Jul 09, 2010 8:31 pm

    Li, é ótimo, apesar de eu naum ter gostado tanto do final faz juz a seu título de clássico...
    Acho que todos os que gostam de histórias de vampiros deveriam ler.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sex Jul 09, 2010 8:49 pm

    Mal ou bem, é talvez uma das maiores histórias de amor de todos os tempos (não vou ousar ai falar a maior por causa do Romeo e Julieta, hahaha)
    Corto Maltese
    Corto Maltese


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 16/07/2010
    Idade : 37
    Localização : BH

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Corto Maltese Sex Jul 16, 2010 7:19 pm

    Não tive tanta impressão de história de amor. Para mim foi até o contrário: o livro é cru e direto a respeito do personagem. Drácula é um monstro sem maiores angústias pessoais, e o que move as suas ações é sede de sangue. Os vampiros estão mais para zumbis e possuídos do que seres idealizados.
    Acho que a expectativa criada por filmes e outras obras atuais faz a gente ler o livro meio torto, hehe. Sei lá, mas para mim Drácula é algo tão distante das histórias de vampiros atuais. Estaria mais para aquele filme preto-e-branco, o Nosferatu... heheh
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sáb Jul 17, 2010 7:38 pm

    Os outros vampiros meio que são tipo zumbis mesmo. Mas o Drácula eu não vejo assim. Acontece que no livro acaba-se explorando pouco ele e tal, mas ele é um ser solitário, que sofre, apesar de ser a encarnação do mal, e busca, quem sabe, um amor impossível.
    Corto Maltese
    Corto Maltese


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 16/07/2010
    Idade : 37
    Localização : BH

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Corto Maltese Dom Jul 18, 2010 11:04 pm

    Verdade. Tem um tempo que eu li, então não me lembro de mt coisa. Estou sacando, hahah. Mas me lembro do bigode! Drácula tinha bigode a la caminhoneiro! hehehe. Nisso o filme do Coppola foi fiel.
    Mas acho que o livro não explora a psique do Drácula por opção do autor. Não sei se ele realmente estava preocupado em falar algo sobre a solidão. No máximo (isso estou dizendo do que me lembro), foi (spoiler) sorriso de alívio no final quando o matam. Mas isso está mais por ser o fim do sofrimento daquela vida amaldiçoada, do que o fim da solidão com o amor ao lado. Ser vampiro é o puro tormento, é ter uma vida desgraçada sem nenhuma vantagem e se tornar um ser escravo do mal. Apesar do Bram Stocker nem mostrar isso, mas acho que o verdadeira questão que aflige Drácula é a condição e a salvação da alma, condenada à danação eterna, e não o problema de solidão entre os homens.

    Agora o Frankenstein sim. Aí o livro realmente fala sobre a solidão e da busca do amor impossível (seja ele paterno, de uma mulher ou dos homens). Acho que o livro beira ao drama mesmo, o que não é demérito, pois emociona ao mesmo tempo que dá aquela sensação incômoda...
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Leonardo Schabbach Seg Jul 19, 2010 1:38 am

    O problema de não entrar muito na psiquê do Drácula vem da opção do Bram Stoker de narrar pelos diários. Então, só vemos o drácula quando um dos personagens vê, o que acontece de forma breve sempre, só em momentos-chave e tal; por isso fica difícil explorar mais as dores do personagem.
    Corto Maltese
    Corto Maltese


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 16/07/2010
    Idade : 37
    Localização : BH

    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Corto Maltese Seg Jul 19, 2010 3:09 pm

    Sim sim! Mas você acha que era preciso explorar as dores do personagens? Se fizesse isso perderia a dimensão de "monstro" para virar algo mais humano. Acho que são duas abordagens legais. Mas se quiser escrever um livro sobre uma entidade monstruosa, quanto mais ela se tornar inacessível e maior o mistério em torno dela, mais eficaz se torna a história.
    Mesmo se fosse narrador onisciente, não sei se ele entraria na cabeça do Drácula. Mas foi como eu falei, tem um tempão que eu li. Posso estar falando muita asneira, haha

    Conteúdo patrocinado


    Drácula - de Bram Stoker Empty Re: Drácula - de Bram Stoker

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 4:15 am