Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!


5 participantes

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb Abr 03, 2010 1:37 am

    Embora gramática não seja a principal preocupação de um escritor, escrever bem e de forma organizada é realmente um ponto importante. Por causa disso e das minhas constantes pesquisas sobre o assunto, a reforma ortográfica, gostaria de saber como vocês estão se virando.
    Afinal, qual o verdadeiro sentido dessa reforma? Quais os benefícios que ela trará? Vocês já estão por dentro das novas regras? E mais: o que acharam da ideia de mudar a IDÉIA? lol!
    Kamui Black
    Kamui Black


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 37
    Localização : In the end of the world

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Kamui Black Sáb Abr 03, 2010 9:58 am

    Sinceramente, não gostei muito dela não, mas acho que estou quase adaptado, afinal de contas, ela não é assim tão nova, né?
    A única vantagem será, num futuro distante, a unificação do português no mundo todo. Particularmente, não acho vantajoso confundir milhões de pessoas só por causa disso.
    Eu ainda confundo muitos acentos e palavras com hífen, que agora não mais o tem. Se bem que isso eu já confundia antes, né?
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb Abr 03, 2010 10:36 am

    Olá, Kamui, tudo bem?

    Realmente, a gramática sempre nos deixa confusos, afinal, são tantas regras... Sempre tomamos alguma rasteira!
    Antes da anunciada Reforma Ortográfica, eu consultava as regras apenas nos casos das dúvidas cruéis: onde e aonde, crase e hífen. Contudo, agora, mal escrevo e já estou consultando a "lei".
    Até disseram que meu acento ia cair... Passaria de Daíse, para Daise. Mas apenas quando eu deixasse de existir na terra, porque essa é a regra para nomes próprios (foi assim também de Luiz, para Luís). Entretanto, já soube que meu caso permanece (I ou U tônicos precedidos e formando sílaba sozinhos - hiato).

    Agora, uma pergunta... Você acha mesmo que essa reforma unifica a língua? As minhas amigas portuguesas dizem e escrevem assim: "gostei imenso de receber tua resposta!" E: "quero que fique mais boa logo!" affraid

    Vamos à unificação! bounce
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb Abr 03, 2010 10:42 am

    Nossa... Não consigo segurar!

    Pense em cada caso que mudou completamente - mas veio com alguma exceção -, tornando sua respectiva regra mais simples. Depois, leia as exceções dos mesmos casos... É de rir! E sem cócegas... Laughing
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sáb Abr 03, 2010 3:08 pm

    Eu sinceramente até sei as coisas que mudaram, mas não pratico. Por enquanto, continuo ignorando solenemente a nova ortografia, hehehe. Preciso ver quando passará a não mais ser aceitável legalmente e etc... para então modificar. Mas eu, realmente, não gostei das mudanças.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb Abr 03, 2010 3:31 pm

    Léo!

    Para quem já estava totalmente acostumado com a antiga regra ortográfica, essa ideia de mudança foi realmente muito desagradável. No início, fiquei toda embaraçada, então, comecei a exercitar... Ainda não me adaptei completamente; uso sempre um atalho que salvei no PC para consultar as novas regras.
    Quanto ao período de transição, as mudanças devem ocorrer, inclusive nos livros didáticos de todas as séries, até 2012. Durante esse período, as duas regras serão aceitas, e isso vale para quem prestará concursos e vestibulares - que bom! Somente em 2013 a regra antiga será abolida.

    Acho que é isso...
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sáb Abr 03, 2010 4:14 pm

    Bom saber, queria saber qual era o ano. Bem, 2012 ainda está bem longe. Tomará que até eu já tenha lançado ALGUNS livros, hahaha. Será que estou sendo muito otimista? Nova Ortografia da Língua Portuguesa Icon_jokercolor
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb Abr 03, 2010 4:21 pm

    Não, Léo... Que modéstia! No ritmo em que você caminha um feito desses não será nenhuma surpresa... Very Happy
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Seg Abr 05, 2010 6:17 pm

    Pessoal, recebi um e-mail muito interessante. Recordo ter respondido algo do tipo na oitava série, em 1996, hahaha... Alguns de vocês eram crianças! Tá, mas isso não importa. Não é sobre a nova ortografia, mas tem a ver com gramática. Vamos lá!

    É uma pegadinha da Língua Portuguesa. Na frase abaixo deverão ser colocados 2 pontos e 2 vírgulas para que ela tenha sentido.

    "MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA PEGUE A TOALHA." scratch

    Espero pela tentativa de quem ainda não sabe a resposta!

    17/04/2010: na verdade, a solução exige 2 pontos e 2 vírgulas. Peço desculpas, só agora notei a falha.


    Última edição por Isie Fernandes em Sáb Abr 17, 2010 1:27 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Leonardo Schabbach Seg Abr 05, 2010 6:58 pm

    Isie Fernandes escreveu:Pessoal, recebi um e-mail muito interessante. Recordo ter respondido algo do tipo na oitava série, em 1996, hahaha... Alguns de vocês eram crianças! Tá, mas isso não importa. Não é sobre a nova ortografia, mas tem a ver com gramática. Vamos lá!

    É uma pegadinha da Língua Portuguesa. Na frase abaixo deverão ser colocados 1 ponto e 2 vírgulas para que ela tenha sentido.

    "MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA PEGUE A TOALHA." scratch

    Espero pela tentativa de quem ainda não sabe a resposta!

    Tem alguns exercícios para demonstrar a importância da pontuação que são assim. Mas, nos que eu vi, você pontuava de várias maneiras diferentes pra ver como pontuar mal pode causar confusão. É um sobre quem deve ficar com o dinheiro de um testamento, hehe.

    E tem certeza que só se pode usar um ponto final e duas vírgulas? Porque nenhuma frase faz real sentido - só forçando muito a barra - caso só se use 1 ponto e 2 vírgulas. A única frase que faz sentido mesmo, é essa, e como demorei a ver a brincadeirinha com o SUA Nova Ortografia da Língua Portuguesa Affraid :

    MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA. MÃE, DISSE ELA, PEGUE A TOALHA!

    Agora, devo admitir que, após terminado, acho que eu já tinha visto isso na minha época de colégio, hehe. Depois que vi a pegadinha do SUA, pensei que talvez já a tivesse visto antes.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Seg Abr 05, 2010 9:52 pm

    (rsrsrs) É isso mesmo, Léo! cheers
    A "pegadinha" está na confusão entre o uso do verbo SUAR com o pronome possessivo SUA...
    Aquela do testamento também é muito boa.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Sex maio 07, 2010 3:59 pm

    Arrow Algumas palavras que perderam o acento nos deixarão confusos. Vejam pequenos exemplos:

    Eu apóio apoio o seu novo projeto (do verbo apoiar)
    Apoio (verbo) e Apoio (substantivo)

    Ela pára para o carro (do verbo parar)
    Para (verbo) e Para (preposição)

    Agora, só para nos embaralhar ainda mais:

    *Ocorre mudança nos verbos:

    Magôo - Magoo
    Perdôo - Perdoo
    Dôo - Doo

    Lêem - Leem
    Dêem - Deem
    Crêem - Creem

    *Não ocorre mudança nestes:

    Têm (do verbo ter - plural)
    Vêm (do verbo ver - plural)
    Pôde (do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo) - passado)

    OBS. Pôr não perde o acento, pois é um verbo. (Pôr - verbo/ Por - preposição)

    * Outra questão é a dos nomes próprios.

    Segundo a nova regra gramatical, os acentos ortográficos dos nomes próprios não cairão - eles permanecerão até que a pessoa morra.

    Ex: Andréia, Laudicéia (difícil encontrar nomes masculinos nessa condição)...

    Engraçado isso, não? Morreu, acabou o respeito... Ainda bem que o meu acento não cai: DAÍSE (Isaías)- o acento nesse caso permanece! cheers

    Arrow Não fique com dúvidas, acesse um guia prático com as regras da Nova Ortografia da Língua Portuguesa: Guia Prático Wink


    Última edição por Isie Fernandes em Sáb maio 08, 2010 5:58 pm, editado 2 vez(es)
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sex maio 07, 2010 4:18 pm

    Depois vou ler com atenção. Eu tinha todas essas regras aprendidinhas quando estava ainda fazendo Assessoria de Imprensa, pra passar direito as coisas pros jornais, mas agora que não estou, ignoro-as sempre que possível, hahaha, não gosto delas.

    O pára por exemplo é um erro gigante para mim. Há umas poucas frases em que pode ocorrer dubiedade nas frase e tudo mais.

    E levantaram uma questão interessante também, sobre a palavra IDEIA, por exemplo. Como explicar pra uma criança, vamos assim dizer, que, embora ela fale IDÉIA, o certo é escrever IDEIA. Eu acho complicado demais.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Sex maio 07, 2010 4:41 pm

    Essa questão do IDEIA já não me perturba, estou acostumada. Agora, a do PARA, essa sim!
    Se explicar a uma criança que se escreve IDEIA, mas se pronuncia IDÉIA já é difícil, imagine como será complicado resolver o problema da falta de entendimento do que é VERBO e PREPOSIÇÃO no caso do PARA.

    E muitos ainda confessarão o alívio por não errar mais o acento... Rolling Eyes
    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Luizdreamhope Sex maio 07, 2010 10:53 pm

    Eu até hoje não estou ciente destas regras. Elas não conseguem entrar na minha cabeça. Achei algumas coisas tão sem sentido que tá difícil de escrever.
    Mas antes eu não sabia muita coisa mesmo. Mudar menos de 5% das palavras não vai mudar muita coisa.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Sex maio 07, 2010 11:13 pm

    Hahaha! Aí é que a gente se engana, muita coisa vai mudar mesmo, mas o pior não é isso. Como toda regra tem suas exceções, julgo que essa sim é a pior parte...
    Vou dar alguns exemplos:

    *Trema

    O trema cai, mas permanece em palavras estrangeiras e suas derivadas (EX: Müller, mülleriano).

    * Ditongos abertos ÉI e ÓI

    Eles caem apenas em palavras paroxítonas (Ex: IDÉIA- Ideia; APÓIA - Apoia;
    HERÓICO - Heroico -> veja que HERÓI permanece com o acento).

    * Acentos para diferenciar pares


    Eles caem em PÊLO - Pelo, PARA - Para, PÊRA - Pera, PÓLO - Polo.
    Exceção: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar FÔRMA de
    FORMA. Isso para deixar a frase mais clara (Qual é a FORMA da FÔRMA do bolo?).

    Vou parar por aqui, antes que chegue ao emprego do hífen... É quando veremos
    coisas...


    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Icon_arrow Como já disse e agora repito, muitos vão sentir alívio por não precisar ter
    conhecimento das regras de acentuação.

    Isie Fernandes.
    Luluwriter
    Luluwriter


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 10/06/2010
    Idade : 33

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Luluwriter Ter Jun 15, 2010 7:55 am

    Isie Fernandes escreveu:Olá, Kamui, tudo bem?

    Realmente, a
    gramática sempre nos deixa confusos, afinal, são tantas regras... Sempre
    tomamos alguma rasteira!
    Antes da anunciada Reforma Ortográfica, eu
    consultava as regras apenas nos casos das dúvidas cruéis: onde e aonde,
    crase e hífen. Contudo, agora, mal escrevo e já estou consultando a
    "lei".
    Até disseram que meu acento ia cair... Passaria de Daíse,
    para Daise. Mas apenas quando eu deixasse de existir na terra, porque
    essa é a regra para nomes próprios (foi assim também de Luiz, para
    Luís). Entretanto, já soube que meu caso permanece (I ou U tônicos
    precedidos e formando sílaba sozinhos - hiato).

    Agora, uma
    pergunta... Você acha mesmo que essa reforma unifica a língua? As minhas
    amigas portuguesas dizem e escrevem assim: "gostei imenso de receber
    tua resposta!" E: "quero que fique mais boa logo!" affraid

    Vamos à unificação! bounce

    Eles não deviam de por em vigor essas regras nos nomes etc... são as pessoas que o escolhem, devem ter a liberdade de escreve-los como quiserem! o meu nome sempre foi: Luís, até ca em frança eu digo que quero o acento no "i" e luto para que escrevam o meu nome corretamente porque senão eles escreveriam: Louis, como o antigo rei deles!Pronto, e aqui deixo um link para os que têm duvidas em relação a nova reforme ^^

    Português Exato

    Luis!
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Ter Jun 15, 2010 3:29 pm

    Ótimo, Lulu!

    Essa coisa de nome próprio é mesmo complicada. Um dos meus professores chama-se Walison Fábio Rogério. Estranho, não? Na verdade, em vez de Rogério, seria Ruggero, sobrenome de origem italiana - ele é neto de imigrantes. Infelizmente, ocorreu essa mudança no nome da família quando começaram a nascer filhos no Brasil... Que fazer?

    Obrigada pela dica! Wink
    Luluwriter
    Luluwriter


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 10/06/2010
    Idade : 33

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Luluwriter Qua Jun 16, 2010 10:44 am

    de nada pela dica Wink

    pois, de fato não se deviam de mudar, so se for numa mudança de géração, porque por exemplo, eu escrevo o meu nome da forma que eu quiser, eu é que decido como quero que me chamem!
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Qua Jun 16, 2010 1:39 pm

    Isso! A mudança do sobrenome de Walison aconteceu faz tempo. Pela nova ortografia, o nome próprio é um caso especial, só muda quando a pessoa morre. Como eu disse acima: morreu, acabou o respeito. affraid Mas o acento do meu nome não caíra, sempre serei DAÍSE - olha o meu lindo acento agudo aí! (Hehe!)
    Luluwriter
    Luluwriter


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 10/06/2010
    Idade : 33

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Luluwriter Qua Jun 16, 2010 3:41 pm

    e concordo que não mude, esse noma tão lindooo (como sera a portadora do nome? ^^ ) esse nome designando a lealdade, confiabilidade... não pode ser mudado!

    como o meu que é mais lindo que o seu! :p éhéh ^^
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Isie Fernandes Qui Jun 17, 2010 6:44 am

    Para ti! geek

    lol!
    Luluwriter
    Luluwriter


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 10/06/2010
    Idade : 33

    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Luluwriter Qui Jun 17, 2010 11:50 am

    sim :p Wink

    Conteúdo patrocinado


    Nova Ortografia da Língua Portuguesa Empty Re: Nova Ortografia da Língua Portuguesa

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 7:32 am