Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!


+3
Luizdreamhope
Isie Fernandes
Leonardo Schabbach
7 participantes

    Um lista de excelentes dicas para escritores

    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qui maio 13, 2010 6:59 pm

    Coloco aqui o link para o Blog da Chefa. As dicas que estão por lá são excelentes. Assino embaixo! Vale muito a leitura.

    Dicas para novos escritores ou aspirantes!
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Isie Fernandes Qui maio 13, 2010 7:20 pm

    Valeu, Leo, estava seguindo a Viviane Fair no Twitter, mas ainda não tinha ido ao blog dela.

    Muito legal! Smile
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qui maio 13, 2010 8:35 pm

    Pois é. É um excelente post. Eu pretendo falar sobre essas coisas de lá no blog tbm, mas com mais profundidade, uma postagem aqui, uma acolá, uma entrevista, hehe.

    É bom que lá já tem quase tudo numa lista.
    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Luizdreamhope Sex maio 14, 2010 4:05 pm

    Que lerdo eu sou! Fui o primeiro a comentar lá, e me esqueci de compartilhar aqui com o pessoal. Hehe, malz gente. Da proxima vez que encontrar algo bacana eu falo.
    Ah, sim. Vou abrir um topico sobre uma nova campanha que tá rolando por aí.

    Sobre as dicas, são ótimas, como já falei.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sex maio 14, 2010 4:29 pm

    Desafio Literário? hehe
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Isie Fernandes Sex maio 14, 2010 11:18 pm

    Por falar em dicas para escritores, encontrei um artigo sobre Paulo Coelho. Vou logo dizendo que não são dicas como as da Chefa, mas eu gostei - bem, é só falar em gramática que eu gosto... O cara acabou com o Mago! Tudo bem, ele tem razão na maioria das ideias, contudo, em casa de ferreiro o espeto é mesmo de pau. Para quem está reclamando dos pleonasmos dizer "Hoje em dia", logo no início, é duro. Se é hoje, é atual, pra que dizer "em dia". Na língua falada, tudo bem, mas na escrita... Dói. Essa é a minha reles crítica.

    Confiram: As pérolas de Paulo Coelho

    Já tive o que consertar em meu texto.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sáb maio 15, 2010 2:48 am

    É foda, criticar o cara e cometer o mesmo erro, hahaha. Mas o Paulo Coelho é assim mesmo, muito mal visto por todos os críticos literários. Os editores amam ele, porém, hehe, ele vende.

    Eu não li, prefiro não falar. Mas tem muitos livros dele, a julgar pelas histórias que parecem "inspirados" demais em outros livros. Achei isso em um livro, pela história, não lembro o nome, e depois veio gente me falar que ele é meio criticado por uma espécie de "plágio" também. Quanto a escrita, nada a comentar, não li o suficiente.

    editado: Mas fui ler a lista agora, o cara que escreveu é um babaca também, por favor. Tem várias coisas ali que são normais, são transgressões comuns, porque nem sempre é preciso seguir a gramática a risca.

    O exemplo lá do te amo. Já é muito normal as pessoas, na hora de utilizar a expressão te amo misturaram segunda e terceira pessoas. Ninguém fala eu lhe amo só para estar gramaticalmente correto. Babaquice demais do cara em muitas das críticas. Já outras partes foram toscas mesmo, ainda mais pelo fato de terem passado pela revisão Um lista de excelentes dicas para escritores Affraid
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb maio 15, 2010 3:08 am

    Sinceramente, meu pensamento é o seguinte: escritor precisa saber escrever, agora a revisão tem que saber consertar os erros de quem escreveu. Pô, existe revisor pra quê? Vai que o cara, como é o caso do Paulo - e digo isso porque li todos os seus livros até Veronika Decide Morrer -, tem uma imaginação maravilhosa e não domina a gramática desse jeito "absurdo" (kkk)... Ele escreve e a editora que arrume, mande vê nas revisões!
    Mas admiro o PC, ele conseguiu o que a maioria não consegue porque se expressa numa linguagem popular, o povo gosta disso. E daí?
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sáb maio 15, 2010 1:33 pm

    Ainda mais no caso do Paulo Coelho, em que a editora é gigante e ele vende pra burro, o que significa que o processo com ele poderia ser melhor, melhor a revisão e tudo mais, afinal, haverá retorno, então pq não gastar tempo e dinheiro com uma boa revisão? O André Vianco, que vende pra burro também, imaginativo, já disse que tem esse tipo de problema, comete muitos erros, mas ai o revisor vai lá e acerta.

    Fora que muitos dos erros apontados, são coisas normais, como eu disse, que faz parte mesmo, uns pq passam, sempre passam, e outros pq são coisas que são gramaticalmente erros, mas que já não consideramos mais. Por outro lado, há uns problemas apontados ali realmente tristes de se ver.

    Agora, uma das coisas da qual o Paulo Coelho se queixa muito é de não ser bem recebido pela crítica. Comentendo esse tipo de erros realmente fica complicado.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb maio 15, 2010 5:26 pm

    O crítico, professor José Milton, elogiou a versão de O Alquimista em inglês e depois concluiu:

    "... uma coisa precisa ficar bem clara: enquanto PAULO COELHO não permitir que suas obras sejam revisadas por pessoas competentes, jamais será reconhecido, no Brasil, como um grande escritor, porque definitivamente nosso mago vendedor de livros não conhece o idioma em que se exprime."

    Se esse for realmente o caso, ele se mostra um arrogante. Todo texto precisa de uma boa revisão.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sáb maio 15, 2010 6:22 pm

    É se for o caso, realmente. Isso é algo que já ouvi muito. Que o Paulo Coelho é muito respeitado lá fora porque os tradutores tornam o texto na língua para a qual traduzem muito melhor do que o texto original em português.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb maio 15, 2010 8:21 pm

    Ele ainda mora no Brasil? Seria interessante se você conseguisse entrevistá-lo.
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 31
    Localização : Sao paulo

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por gisasantanna Seg maio 17, 2010 11:39 am

    ooooooootimo blog. só nao tive tempo de ler...
    os titulos pelo menos saobem chamativos, é mais ou menos um resumao do que agnt comenta por aki . rs
    avatar
    lucivieira


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 28/06/2011

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Gostei muito...

    Mensagem por lucivieira Ter Jun 28, 2011 4:19 pm

    Visitei o blog e gostei muito das dicas.

    LuciVieira
    avatar
    raphaela


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 20/06/2011

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por raphaela Qua Jun 29, 2011 10:41 am

    Inúmeros livros foram adaptados à telona, o que alavancou ainda mais as vendas deles, mas é possível fazer o caminho inverso? Ter um livro recém-publicado ou ainda não publicado, fazer um roteiro dele e consequentemente um filme é possível? Perca um tempinho para ler o artigo: http://www.raphaelamello.com.br/index.php/artigos/17-fazendoocaminhoinverso.html

    Raphaela Mello
    www.vettherapy.com.br
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qui Jun 30, 2011 1:23 am

    lucivieira escreveu:Visitei o blog e gostei muito das dicas.

    LuciVieira

    Olá!

    Depois se apresente para a gente lá no fórum de apresentações! =)
    willian marinho
    willian marinho


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 11/08/2011

    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por willian marinho Sáb Out 08, 2011 11:02 am

    Realmente bem interessante. Estas são as informações para alguém que quer começar a escrever (incluindo este rapaz aqui xD). Acho que até mesmo aqueles que estão há mais tempo deveriam prestar atenção nestas dicas.

    Conteúdo patrocinado


    Um lista de excelentes dicas para escritores Empty Re: Um lista de excelentes dicas para escritores

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 3:35 am