Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!


+2
Leonardo Schabbach
Luizdreamhope
6 participantes

    Mudança durante a narração

    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Mudança durante a narração

    Mensagem por Luizdreamhope Qua Abr 21, 2010 1:00 pm

    Não se aqui é realmente o lugar para se postar uma dúvida, mas necessito saciá-la.

    É o seguite, num livro que estou escrevendo que vai ser lançado gratuitamente na internet daqui a alguns meses, a narração é em primeira pessoa. Porém, estou indeciso na forma de mudar o personagem narrador no meio da história. Não pode ser feito apenas de cap para cap, pois há cenas onde quero deixar claro o pensamento de cada um deles acerca de um fato . Logo, a narração em algumas ocasiões pode mudar de parágrafos para parágrafos. Embora, cenas assim tenham um intuito mais cômico.
    O fato é que estou colocando um marcador e o nome do narrador ao lado para indicar quem está narrando a passagem. Como no exemplo:


    • Léo
    narração do personagem.
    .
    .
    .
    .


    • Diego
    narração do personagem
    .
    .
    .
    .
    .

    Isso não ocorre a todo instante, mas a pergunta que faço, é se uma transição desse tipo seria adequada, ou se teria um jeito melhor de executa-la.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qua Abr 21, 2010 2:18 pm

    Eu movi para o fórum de Dicas Para Escritores. Como já tem uns tópicos sobre produção narrativa e tal por lá, achei que esse cabia.

    E cara, é bem difícil isso que você quer fazer. Mas eu costuma colocar o que um personagem pensa e depois o que outro personagem pensa sutilmente dentro da narrativa. Não sei se isso seria possível fazer com o seu texto. Eu particularmente acho que você poderia tentar, pq colocar os marcadores pode causar um efeito não tão legal em quem lê.

    Se quiser, posso pegar uns trechos do meu livro, O Código dos Cavaleiros e tentar mostrar como faço, embora acho que não seja exatamente o que você quer fazer. No Legado acontece isso também de vez em quando. Apesar de ser narração em terceira pessoa, é na verdade um dos personagens narrando, que momentaneamente toma o papel de narrador. É sutil, mas se prestar atenção vê que acontece, no Legado menos, no outro livro meio que acontece toda hora.
    Kamui Black
    Kamui Black


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 37
    Localização : In the end of the world

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Kamui Black Qua Abr 21, 2010 3:10 pm

    Luiz, não acho bacana você utilizar marcadores em um livro. Entendi a sua ideia, mas acho que existem outras maneiras de se desenvolver isso. Como o Leo falou, você poderia utilizar a narração em terceira pessoa e denotar o que cada personagem pensa durante o próprio texto.

    Outra sugestão que eu acharia interessante seria "mudar a cena" sei lá, eu uso números para cada cena, mas você poderia utilizar o simples espaço entre linhas. Acho que ficaria algo mais profissional.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qua Abr 21, 2010 3:53 pm

    Eu gosto muito da narração em terceira pessoa com as vozes dos personagens se misturando com a do narrador - e às vezes à minha mesmo, vez ou outra solto um comentário escondido no texto, hehehe.
    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Luizdreamhope Qua Abr 21, 2010 4:35 pm

    Hm, essa coisa do marcador pode ficar mesmo um pouco estranho. Posso dizer que sou meio "noob" de narração em primeira pessoa, pois são bem raras as histórias que li nesse aspecto.
    Quanto ao meu texto, eu não posso narrá-lo em terceira pessoa. Meu intuito era mostrar a visão de cada personagem. Precisa haver parcialidade. E pondo um narrador já sabendo de tudo estragaria qualquer suspense que eu queira pôr. Ah, sim, sobre o gênero da história é mais ou menos um suspense que se passa dentro de uma escola. De vez em quando, cada aluno narra um momento da história, porém, provavelmente não haverá narrações distintas de um mesmo momento da história.
    Eu talvez possa colocar a narração em terceira pessoa fazendo o papel de transição para o outro narrador. Tal como..." enquanto Léo espairecia olhando o pátio pela janela, Diego refletia sobre o assunto." E aí entrava com o Diego narrando.
    Será que assim ficaria melhor ou ainda soaria estranho?

    Hm, daqui a algum tempo eu talvez consiga terminar a primeira parte. Se puder contar com alguém pra avaliar essa parte, algo em torno de 60 páginas, ficaria satisfeito. Estou à procura de betas. Pois dentro deste intervalo de páginas está contida a estrutura que quero para o livro. Assim, eu poderia ouvir melhoras sobre a estrutura da narração, se ela está sendo bem feita, e se a linguagem ( um pouco informal por questão de verossimilhança) está sendo adequada.
    Bom, se alguém quiser me dar um help, é só falar. Mudança durante a narração Icon_biggrin
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qua Abr 21, 2010 4:59 pm

    Mas ai é que está. O narrador em terceira pessoa não precisa ser onisciente. Ele pode sim se estruturar de tal forma pelas visões dos personagens e trazer a parcialidade de que você fala. Polifonia é isso.

    Agora, essa sua idéia de usar uma narração em terceira pessoa para fazer a transição pode dar sim certo.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Isie Fernandes Qua Abr 21, 2010 11:56 pm

    Luiz,

    o livro que estou publicando no blog é narrado em terceira pessoal, mas também utilizo a perspectiva de cada personagem. Acho que é aquilo que Leonardo falou, narro sob a visão dos personagens, e num mesmo capítulo podem ter várias dessas transições - vou e volto das ideias e sentimentos de um personagem para os do outro. Não sei se minha narração tem a qualidade que você procura, se quiser dar uma lida, essa característica fica mais evidente a partir do terceiro capítulo.
    Não sei também se sou a melhor pessoa para ler o seu texto, mas estou disposta a fazer isso - contudo, que não seja pelos próximos dez dias... (seminários e mais seminários na faculdade) Sugiro que dê um trechinho para alguém como o Léo ler. Ele fez isso por mim e me ajudou bastante...
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 31
    Localização : Sao paulo

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por gisasantanna Sex Abr 23, 2010 11:07 am

    Oi Luiz, eu ja passei pela mesma dúvida, tanto nesse meu primeiro romance concluido (memória Marte), quanto em um outro que tive que abandonar e pretendo retornar o mais breve possivel, bom. nesse texto abandonado foi justamente pelo motivo de que nele havia transaçoes da narração...
    Éra como se existisse dois personagens principais e ora narrava (em terceira pessoa) os caminhos da pessoa 1, e quando essa pessoa 1 se encontrava com a pessoa 2, passava a ser narrado (ainda em terceira pessoa) os caminhos da pessoa 2...
    foi um tanto complicado de se explicar, tanto quanto foi de tentar resolver a historia, eu tinha 15 anos... então resolvi deixar minha mente limpar dos problemas do momento e acabei nao voltando.
    quanto ao que você escreveu, vai do ponto de vista de cada leitor, se está em primeira pessoa é interessante marcar sim (caso sinta dificuldade de entender, na leitura do mesmo, quem está narrando) ...

    bom, espero ter ajudado com a minha opinião.
    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Luizdreamhope Sex Abr 23, 2010 8:09 pm

    Fiz uma releitura do texto, e acho que como leitor, deu pra entender o estilo da história. Bom, não sei se os outros leitores terão a mesma impressão. Acho que daqui a algumas semanas, após resolver algumas questões no primeiro capítulo, vou colocar ele aqui para degustação. No finzinho dele tem a bendita transição que está me dando dor de cabeça pra resolver. Ou talvez disponibilize dois capítulos, sei lá.
    Estou mudando muita coisa nas primeiras páginas. Estou com mais da metade do livro escrito, mas foi há uns dois anos, e digo, sem hesitar, que a versão antiga tá uma merda de narração. Porém, a essência da história ainda se mantém.
    De qualquer forma, até Julho já estarei com o livro pronto para disponibilizá-lo aqui na internet. Mudança durante a narração Icon_bounce
    Obrigado aqueles que compartilharam suas opiniões e me deram uma luz pra essa situação.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Isie Fernandes Sex Abr 23, 2010 8:24 pm

    Luiz, aproveito pra te parabenizar pelo blog novo. Estive lá hoje e gostei bastante, ficou muito legal... Smile
    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Luizdreamhope Dom Abr 25, 2010 8:31 pm

    Opa, muito obrigado Isie. Mudança durante a narração Icon_biggrin
    É que como eu desisti da versão anterior do Mundo Sombrio, resolvi deixar o blog com mais "cara de autor". Assim eu posso dar espaço para qualquer coisa em minhas postagens, além de meus próprios projetos.
    O e-book tá começando andar. Embora ainda falte uns 75%. rsrs
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Isie Fernandes Dom Abr 25, 2010 10:09 pm

    Que bom, Luiz. Vai dar tudo certo... Wink
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Leonardo Schabbach Seg Abr 26, 2010 11:54 am

    Luizdreamhope escreveu:Opa, muito obrigado Isie. Mudança durante a narração Icon_biggrin
    É que como eu desisti da versão anterior do Mundo Sombrio, resolvi deixar o blog com mais "cara de autor". Assim eu posso dar espaço para qualquer coisa em minhas postagens, além de meus próprios projetos.
    O e-book tá começando andar. Embora ainda falte uns 75%. rsrs

    Dei uma olhada no blog também, depois que foi citado por cá. Tá bem legal mesmo Mudança durante a narração Icon_smile

    Por sinal, alguém já entendem esse smile >>>> Mudança durante a narração Icon_cyclops , hahaha
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 31
    Localização : Sao paulo

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por gisasantanna Qua Abr 28, 2010 9:52 am

    o leo, eu nao entendo o emoticon. rs
    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Luizdreamhope Qua Abr 28, 2010 5:11 pm

    O de antes era uma caveira, agora é de um smile alienígena... Ele tem problemas com emotions.

    Que bom, Luiz. Vai dar tudo certo... Mudança durante a narração Icon_wink

    Assim espero. Mudança durante a narração Icon_biggrin
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 31
    Localização : Sao paulo

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por gisasantanna Qui Abr 29, 2010 8:14 am

    KKKKKKKKK . DÃÃ Mudança durante a narração Icon_study
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Isie Fernandes Qui Abr 29, 2010 11:01 am

    Pessoal, esses dias, dando uma passada no Lendo.org, encontrei um texto sobre como melhorar nossos diálogos. Eu li e fiz algumas modificações nos meus. Acho que ficou melhor, mais solto, mais natural... Quem tiver interesse, é só visitar: 12 exercícios para melhorar seus diálogos. Wink
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 31
    Localização : Sao paulo

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por gisasantanna Qui Abr 29, 2010 12:14 pm

    parece interessante. vou ver (=
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qui Abr 29, 2010 2:26 pm

    Isie Fernandes escreveu:Pessoal, esses dias, dando uma passada no Lendo.org, encontrei um texto sobre como melhorar nossos diálogos. Eu li e fiz algumas modificações nos meus. Acho que ficou melhor, mais solto, mais natural... Quem tiver interesse, é só visitar: 12 exercícios para melhorar seus diálogos. Wink

    Po, crie um tópico com esse link, será bom ter um tópico para discutirmos os diálogos. É uma das tarefas mais difíceis, assim vamos trocando experiências.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Isie Fernandes Qui Abr 29, 2010 2:32 pm

    Tá bom, ferinha! Vou cumprir seu desejo. Razz
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb maio 01, 2010 3:33 am

    Leonardo Schabbach escreveu:

    Por sinal, alguém já entendem esse smile >>>> Mudança durante a narração Icon_cyclops , hahaha
    Luizdreamhope escreveu:
    O de antes era uma caveira, agora é de um smile alienígena... Ele tem problemas com emotions.

    Falando desse smile, já tinha tentado entender antes. Fui ao dicionário, meu fiel companheiro, e escolhi parte da definição. Cyclops = ciclope.

    ciclope
    ci.clo.pe
    sm (gr kýklops) 1 Mit gr Indivíduo de uma raça de gigantes com um só olho no meio da testa. 2 Terat Indivíduo ou feto anormal com um só olho médio ou os dois olhos fundidos em um só.

    Lembro do cyclop no filme do Conan - eu acho...
    Mudança durante a narração Cyclops Outro: Mudança durante a narração Imagesca7d65g0
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sáb maio 01, 2010 2:59 pm

    Sim, do Ciclope eu sei, mas po, pra que você vai usar um Ciclope como smile? hahaha
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb maio 01, 2010 5:39 pm

    Pois é... Cadê a graça? Você achou? Eu não... Bom ciclope humano também é gente... Hahaha! A graça chegou... Parei! lol!
    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Luizdreamhope Sáb maio 01, 2010 6:29 pm

    Sim, do Ciclope eu sei, mas po, pra que você vai usar um Ciclope como
    smile? hahaha

    Pô, mas isso aqui não é um fórum fantástico?

    Mudança durante a narração Icon_cyclops
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb maio 01, 2010 6:40 pm

    Tem razão... Alienígena ou não cyclops é mesmo fantástico!

    Conteúdo patrocinado


    Mudança durante a narração Empty Re: Mudança durante a narração

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 9:05 pm