Literatura Fantástica

Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica

Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!

+3
bethpacheco
Rodrigo Drévix
Isie Fernandes
7 participantes

A Bíblia Sagrada

Isie Fernandes
    Isie Fernandes

A Bíblia Sagrada Empty A Bíblia Sagrada

Mensagem por Isie Fernandes Ter maio 11, 2010 4:39 pm

Estive analisando algumas histórias narradas na Bíblia e percebi que havia muitos acontecimentos Fantásticos entre elas. Por isso, começando de Gênesis e indo até Apocalipse, decidi postar alguns exemplos. Espero que seja divertido...

* Gênesis:

1) Deus criou o mundo pela Sua palavra em seis dias e fez o homem com Suas próprias mãos;
    2) Deus passeava com o homem todos os dias durante o pôr-do-sol;
    3) Eva conversou com uma serpente;
    4) Enoque não morreu, foi arrebatado ou trasladado ao céu;
    5) o homem vivia mais de 900 anos;
    6) Noé demorou 120 anos construindo a Arca;
    7) os animais foram, um casal de cada espécie, entrando voluntariamente na Arca;
    8) nenhum animal feroz matou quem quer que fosse durante todo o período do dilúvio - pelas minhas contas: 40 dias e 40 noites de chuva, 150 dias de inundação, 150 dias de escoamento, 54 dias de espera até Noé abrir a porta da Arca;
    9) oito pessoas repovoaram toda a terra;
    10) os homens tiveram seu idioma confundido - línguas repartidas, diferenciadas -, após tentarem chegar ao céu, construindo a Torre de Babel;
    11) Isaque nasceu quando Abraão tinha cem anos e Sara já passava dos noventa;
    12) a mulher de Ló virou uma estátua de sal;
    13) Jacó enganou a Labão, colocando galhos malhados no momento da reprodução das ovelhas - estas reproduziam um rebanho malhado, salpicado e manchado por olhar para os galhos;
    14) José interpretou sonhos no Egito e se tornou o segundo homem de Faraó interpretando seus sonhos e prevendo o futuro.

Tudo isso aconteceu no livro de Gênesis, imaginem as outras coisas fantásticas que são narradas ao longo de toda a Bíblia...
    Rodrigo Drévix
    Rodrigo Drévix

A Bíblia Sagrada Empty Re: A Bíblia Sagrada

Mensagem por Rodrigo Drévix Dom Out 31, 2010 5:33 am

Oi, Isie.
    Já faz algum tempo da postagem deste tópico, mas através das minhas vasculhadas pelo fórum o encontrei e achei bem observado que há acontecimentos fantásticos na bíblia.
    Sempre achei que a bíblia contivesse várias histórias dessas que a gente aprecia num livro de fantasia, mas digo isso não em um sentido pejorativo, aliás, isso dá uma discussão acalorada.
    Uma dessas histórias li há muito tempo e não consigo lembrar onde está e como era contada, talvez você posso me ajudar. O que lembro é que um homem encostado em uma árvore a fez secar, talvez pelo seu pecado, não me recordo, se souber qual é e onde está esta história, avise-me.
    Para deixar uma contribuição aqui no tópico, cito a história de Jonas, que foi engolido, à mando de Deus, por um grande peixe e permaneceu em suas entranhas por três dias e três noites, até que, depois de muito conversar com Deus, em oração, foi vomitado em terra firme. Daí então foi lhe ordenado que proclamasse suas palavras na terra em que tinha aportado, Nínive.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes

Mensagem por Isie Fernandes Qui Nov 04, 2010 3:43 am

Oi, Rodrigo.

Obrigada por ressuscitar este tópico. Ainda acredito nesse projeto, como um livro mesmo, sabe? Penso em percorrer toda a Bíblia, enumerando os acontecimentos fantásticos, um a um.

Vamos às respostas.

1º) O caso de Jonas

Ele recebeu um mando de Deus para pregar arrependimento ao povo de Nínive (Jonas 1:1 e 2), mas, ao invés de obedecer à voz do Senhor, fugiu de navio para Társis, lado oposto a Nínive. Uma vez no navio, veio uma grande tormenta (Jonas 1:4) e os marinheiros começaram a chamar por seus deuses. O mestre do navio acordou Jonas, que dormia no porão, e o incitou a clamar ao seu próprio Deus (Jonas 1:5 e 6). Em seguida, percebendo que aquilo era anormal, os marinheiros começaram a tirar sortes para saber quem seria o culpado de tal calamidade; a sorte caiu sobre Jonas (Jonas 1:7).

Conhecendo que Jonas era hebreu, indignaram-se, pois sabiam que ele fugia da ordem de Deus, mas Jonas pediu para ser lançado ao mar e foi engolido por um enorme peixe (Jonas 1:8-17), no ventre do qual passou três dias e três noites - prefiguração do que ocorreria a Jesus, passaria três dias e três noites no seio da terra.

Jonas orou a Deus do ventre do peixe e O adorou. Após três dias, ele foi vomitado pelo peixe em terra firme (Jonas 2) e, novamente ordenado por Deus, seguiu para Nínive, onde apregoou o juízo do Senhor, dizendo: "Mais quarenta dias e Nínive será destruída" - apenas, tamanha sua má vontade em salvar Nínive da perdição. Mesmo assim, o povo daquela cidade se arrependeu sobremodo dos seus pecados e buscou a face do Senhor, que desistiu de destruí-los (Jonas 3).

2º) O caso da árvore

Na Bíblia, existem duas histórias sobre árvore morrendo, uma no Antigo e outra no Novo Testamento.

Antigo Testamento:

Após Nínive ser absolvida, Jonas indignou-se. Ele queria a destruição da cidade a qualquer custo, tanto que fugiu da presença de Deus, na primeira vez que fora convocado a pregar para ela, para que o povo porventura não se arrependesse e fosse perdoado (Jonas 4:1 e 2). Para provar a Jonas que o coração dele era mau e estava enganado, Deus fez crescer uma aboboreira que subiu pela cabana do profeta, fazendo sombra para ele. Jonas dormiu tranquilamente, feliz pela aboboreira. No dia seguinte, ao nascer do sol, Deus enviou uma larva que matou a aboboreira. Sem sombra, o sol que batia sobre a cabeça de Jonas o fazia desfalecer - ele era calvo. Daí, o profeta pediu a morte.

E Deus questionou as razões dele. Seria justo Jonas sentir mais compaixão por uma simples planta, a qual ele nem mesmo plantou ou cuidou, do que pelo povo de Nínive - mais de cento e vinte mil pessoas, além de muitos animais -, que pecava apenas por falta de conhecimento? (Jonas 4:6-11)

E foi assim que se encerrou o livro do profeta Jonas, com uma interrogação.

Novo Testamento

Nos evangelhos, encontramos a história da figueira infrutífera. Darei as referências do livro de Marcos 11:12-14 e 11:19-21.

Jesus teve fome e, vendo uma figueira cheia de folhas, sinal de que teria frutos, aproximou-se, mas nada nela encontrou. Então, ele disse: "Nunca mais coma alguém fruto de ti". Os discípulos o observaram, e nada disseram. No dia seguinte, passando pelo mesmo lugar, Pedro notou que a figueira havia secado e sinalizou a Jesus: "Mestre, a figueira que amaldiçoaste secou". Então, Jesus lhes falou sobre ter a fé do tipo da fé de Deus, aquela que não duvida, antes, acredita totalmente que o que se proferiu acontecerá.

-> Espero ter sanado a sua curiosidade. Smile Esteja à vontade para contribuir sempre com este tópico. Perguntas? Mandaê.

Grande abraço!

Isie.
    Rodrigo Drévix
    Rodrigo Drévix

Mensagem por Rodrigo Drévix Sex Nov 05, 2010 1:02 am

pootz muito legal essas histórias.
    Tava atrás mesmo dessa história da aboboreira, se eu tivesse continuado ler jonas ia encontrar.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes

Mensagem por Isie Fernandes Sáb Nov 06, 2010 11:18 am

Hahaha! É verdade. E quase eu me esquecia dessa história, quem me lembrou foi meu esposo. Ainda bem, né?

A Bíblia está recheada de histórias incríveis mesmo. E esse peixe? Qual terá sido? Já ouvi falar que a baleia não foi - ela tem a garganta estreita, acho. Acaso Deus teria criado um peixe, em especial, apenas com o intuito de engolir Jonas? Incrível, fantástico mesmo, não?
    Rodrigo Drévix
    Rodrigo Drévix

Mensagem por Rodrigo Drévix Seg Dez 27, 2010 2:26 am

Pode ter sido algum peixe desconhecido das profundezas do mar. Dizem que ainda tem animais que não foram catalogados vivendo lá embaixo, na escuridão. Quando existir tecnologia suficiente que aguente a pressão do fundo do mar, quem sabe não descobrimos qual foi o peixe.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes

Mensagem por Isie Fernandes Qui Jan 13, 2011 11:23 pm

Pois é, quem é que vai entender os mistérios de Deus, né? Talvez um dia a gente chegue bem perto, mas, ter um conhecimento aprofundado de tudo que Ele fez, eu acho bem difícil.
    bethpacheco

Mensagem por bethpacheco Sex Mar 18, 2011 2:24 pm

Há quem acredite que na verdade o "peixe" que engoliu Jonas tratava-se de um veículo submarino, de civilizações extra-terrestres ou atlanteanas, e como aquele povo pastoril não possuisse parâmetros para enterder, o melhor que puderam descrever foi como "um grande peixe"
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes

Mensagem por Isie Fernandes Qui Mar 24, 2011 2:55 am

Olá, Beth, bem-vinda!

Eu não acredito em ET, não mesmo! Laughing Mas poderia, sim, fazer sentido relacionar peixe grande com um veículo, mesmo arcaico, semelhante ao submarino. Especula-se também sobre o Apocalipse que muitas daquelas menções incompreensíveis seriam, na verdade, helicópteros, aviões e armas tecnológicas, descritas por João sob a forma limitada de comparações com os elementos que ele conhecia.

Até que um helicóptero de guerra (tipo, filmes do Rambo) se parece bastante com um gafanhoto voador gigante que cospe fogo, né não? Mas são apenas especulações, o livro do Apocalipse é mesmo cheio dos mistérios.
    willian marinho
    willian marinho

Mensagem por willian marinho Ter Set 27, 2011 2:56 pm

Eu acho muito maneiro usar estas histórias da bíblia como referências para a literatura. Não vi até hoje uma obra que tenha feito isto de um jeito tão legal como nas Crônicas de Nárnia. Do pouco que conheço da história, já vi muitas referências a ela. Uma das histórias mais legais que eu vi foi de moisés.
    Leonardo Schabbach
    Admin

Mensagem por Leonardo Schabbach Qua Out 05, 2011 2:05 pm

Pois é. Quando eu era pequeno, na aula de religião, contaram a história de moisés. Achei fantástica, tanto que recontei pra um amigo meu, mais novo, que também se amarrou, hehe.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes

Mensagem por Isie Fernandes Qui Out 06, 2011 3:40 am

Eu amei os filmes As Crônicas de Nárnia. Pelo que percebi, o autor utilizou várias histórias bíblicas. Fiquei muito emocionada com a alegoria que ele fez acerca do sacrifício vicário de Jesus, mas só quem conhece a Bíblia percebe quão profundo ele foi. Jesus se deu em favor dos pecados da humanidade, só que, como ele não tinha pecados próprios (apenas carregava os pecados da humanidade), a morte não pôde retê-lo e ele ressuscitou ao terceiro dia. De modo semelhante, o Leão se doou pelo garoto condenado à morte, mas, como ele não tinha culpa (apenas substituía o garoto), a morte não pôde retê-lo. E mais, na Bíblia, Jesus é chamado profeticamente de Leão da Tribo de Judá.

Então, são muitos detalhes inseridos de modo alegórico. Fiquei muito interessada e comprei o livro. Está na minha lista de leitura, só não sei se caberá ainda esse ano.

Leo

Gosto muito da história de Moisés também, mas não somente da dele. Você deve ter estudado a História dos Hebreus no colégio. Ela compreende boa parte do Antigo Testamento, vai da época dos patriarcas, passa pelos juízes e segue até os reis. Confesso que não entendia nada disso nos tempos da escola, só quando comecei a ler a Bíblia sistematicamente passei a compreender. As histórias dos profetas também são muito legais. O Monte Cinco, de Paulo Coelho, é uma versão da história do profeta Elias. Li esse livro em 1999. A história, do modo como Paulo contou, apesar de ser uma versão mais politizada do que religiosa, ficou bem legal.
    willian marinho
    willian marinho

Mensagem por willian marinho Qui Out 06, 2011 9:33 am

Eu vou começar a ler em breve o Sobrinho do Mago. Quero ver se encontro outras histórias com esta temática =D. Você conhece mais alguma isie?
    Luma Fernanda
    Luma Fernanda

Mensagem por Luma Fernanda Qui Fev 02, 2012 4:03 am

Realmente quem conhece a bíblia vê muita coisa inserida nas crônicas de nárnia. A Isie Fernandes sitou o momento que Aslan morre pelo garoto, fazendo assim referencia morte de Cristo. Não sei se você percebeu isie mas quando Aslan ressuscita, a mesa de pedra se quebra ao meio e na mesa de pedra estava escrito a magia profunda que eram as leis de Nárnia. Quando Cristo morre o vel do templo se parte ao meio (o véu tinha 11 centímetros de espessura). O véu separava o lugar santo onde as pessoas podiam ficar do lugar santíssimo onde só o sumo sacerdote podia entrar. E onde estava a presença de Deus significada pela arca da aliança.

Isie Fernandes
    Isie Fernandes

Mensagem por Isie Fernandes Sex Fev 03, 2012 11:07 pm

Realmente, são muitas simbologias, e isso ocorre por toda a série. Eu não tinha me ligado nisso, tinha associado a pedra apenas à pedra do sepulcro, que é movida na ocasião da ressurreição de Jesus. Gostei da sua observação, faz todo sentido. Como você disse, o véu do templo tinha doze centímetros de espessura e se rasgou ao meio, de baixo a cima, para mostrar quão milagroso foi esse acontecimento. Antes, era necessário sacrificar e apenas um sacerdote - escolhido por sorte, amarrado pela cintura e portando um sino em seu corpo, para sinalizar se ele ainda estaria vivo ou se teria sido consumido por conta de seus pecados - entrava no Santo dos Santos, uma vez por ano. Com o sacrifício de Cristo, o véu do templo se rasgou, provando aos judeus que aquele era o sacrifício perfeito. Por ele, agora todos poderiam ter acesso ao Santo dos Santos. Infelizmente, os judeus não creram.

Muito boa observação, Luma! Wink
    Luma Fernanda
    Luma Fernanda

Mensagem por Luma Fernanda Sáb Fev 04, 2012 4:32 pm

Todos que gostam de literatura fantástica vão adorar ler a blibia, para facilitar indico a niva versão internacional (NVI).

A bíblia é cheia de histórias fantástica, e para quem acredita que tudo que está lá é verdade, as histórias ficam ainda mais interessante.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes

Mensagem por Isie Fernandes Sáb Fev 04, 2012 5:11 pm

Luma, vejo que você gosta de ler a bíblia. Eu também gosto muito da versão NVI (Nova Versão Internacional), mas você já conhece as versões "Viva" e "A Mensagem"? São versões mais contemporâneas, vale a pena conferir. A Mensagem capa de luxo está custando cerca de R$ 70,00 e a Viva é possível encontrar até de R$ 16,00 no Extra. Wink

Pra dar continuidade, em vez de apenas fazer propaganda, quero contar um acontecimento fantástico que foi narrado no segundo livro dos Reis, capítulo 6, versículos de 1 a 7.

Os discípulos dos profetas desejaram construir uma nova habitação e pediram autorização ao profeta Eliseu. Tendo ele concordado, os discípulos foram ao Jordão para cortar madeira. Porém, quando cortavam um tronco, o ferro do machado de um deles caiu nas águas do rio e afundou, ao que o rapaz se desesperou, pois o machado não era dele. Então chamaram o profeta Eliseu, e ele lhe perguntou onde o machado havia afundado. O discípulo mostrou o local ao profeta, que cortou um pedaço de madeira e lançou nas águas. Imediatamente, o ferro do machado flutuou.
    E. R. Feitosa
    E. R. Feitosa

Mensagem por E. R. Feitosa Ter Fev 14, 2012 9:25 am

Não vou entrar no mérito da veracidade das histórias, mas sempre gostei de ler a bíblia, mesmo vendo-a como um livro mitológico. Gosto bastante de I e II Samuel e I e II Reis. Do Pentateuco apenas o Gênesis e o Êxodo são interessantes, os outros são cansativos. O Livro de Juíses também é legal, assim como as Crônicas. Do NT gosto do Evangelhos, Atos dos Apóstolos e Apocalipse...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Nov 21, 2024 11:31 am