Ola, como vai?
Me chamo Gisela Santana, e pretendo publicar meu livro em breve... Estou para fechar um contrato com a Editora x e gostaria, a principio, de confirmar a veracidade dessa empresa, e saber - claro, se voce dispor de tempo e vontade - de me explicar como foi a experiência de ter seu livro 'editorado' pela editora livre expressão.
Como, sendo autora de livros - bons, como ja percebi - deve ter passado pela dúvida que passo nesse momento. É uma quantia ($$) relativamente grande, e envolve o nome e o conteudo da minha obra carinhosamente chamada "Memória Marte". Perdê-la, por questões de golpe seria arrancar-me o coração...
Cordialmente,
Gisela Santana
ABAIXO, A RESPOSTA:
Gisela,
Já fiz dois livros com a xxx.
Se está com medo de golpe, acho melhor você registrar os seus direitos autorais na Biblioteca Nacional. Não falo pela Livre Expressão, mas de qualquer editora que mande seus originais. Nunca envie um trabalho seu, que te custou horas e horas de trabalho, sem o registro.
Realmente é um pouco caro para uma pessoa física, portanto não invista sem saber como vai vender o livro. Realizar o sonho da publicação é muito bom, mas ter caixas de livro na sua sala é meio assustador! Pense bem, pesquise bastante em como vai vendê-lo. O retorno é a longo prazo, então não invista um dinheiro que vá precisar nos próximos seis meses, por exemplo.
Não sei em que categoria ele se encaixa, mas seria interessante estar em contato com eventos afins para oferecê-lo. É ótimo pensar que o livro poderá estar nas livrarias, mas ele vai concorrer a atenção com outras centenas de títulos. Pense no diferencial e compre um vidro de óleo de peroba bem grande. Parece brincadeira, mas é necessário muita cara-de-pau para ter sucesso nessa profissão. Esse paradigma de que os autores são seres tímidos e que só se relacionam bem com a escrita é passado.
Estou falando francamente, pois você mesma colocou o medo no seu email. Existem obstáculos? Sim, muitos! Você vai receber muitos nãos. Mas o medo não leva a lugar nenhum, o medo paralisa a gente.
Conheça bem o seu trabalho, o seu público, suas chances e seus desafios. E siga em frente!
Beijos,
-----------
Editado:
Oi gente, mandei um e-mail pedindo a permissao para expor as palavras dela, e a mesma disse que seria legal, mas que nao envolvesse nomes... Nao sei os motivos, mas como eu pedi permissao, existe essa resposta.
espero que compreendam...
Última edição por gisasantanna em Sáb Abr 17, 2010 10:04 am, editado 2 vez(es)