+2
Leonardo Schabbach
Luizdreamhope
6 participantes
Mudança durante a narração
Leonardo Schabbach- Admin
- Mensagem nº26
Re: Mudança durante a narração
É verdade. E o tópico foi desvirtuado, hahaha.
Isie Fernandes- Mensagens : 516
- Mensagem nº27
Poxa, vou pensar em algo pra retomar o tema...
23h37 Voltei!
Vamos lá, já pensei. A gente fala de narração em primeira pessoa, em terceira pessoa, mas, e a narração em segunda pessoa? O que dizem sobre isso?
23h37 Voltei!
Vamos lá, já pensei. A gente fala de narração em primeira pessoa, em terceira pessoa, mas, e a narração em segunda pessoa? O que dizem sobre isso?
gisasantanna- Mensagens : 299
- Mensagem nº28
Nossa. realmente, narração em segunda pessoa... é raro, bem raro!
Um tipo de narração super diferente - em primeira pessoa - mas diferente, é o do livro 'eu sou o mensageiro' (e recomendo, muuuuuuito) .. ele nao narra no passado, é presente MESMO.
em vez de falar 'eu fui tomar café, depois corri em volta do quarteirão", ele narra "Tomo café, e corro em volta do quarteirão".
é muito estranho no começo, mas depois a leitura fik magnifica.
Um tipo de narração super diferente - em primeira pessoa - mas diferente, é o do livro 'eu sou o mensageiro' (e recomendo, muuuuuuito) .. ele nao narra no passado, é presente MESMO.
em vez de falar 'eu fui tomar café, depois corri em volta do quarteirão", ele narra "Tomo café, e corro em volta do quarteirão".
é muito estranho no começo, mas depois a leitura fik magnifica.
mayarend- Mensagens : 56
- Mensagem nº29
Eu pretendo fazer narração no presente, na minha história... Até uma parte, ela vai no passado, na que conta os acontecimentos até a protagonista virar vampira. Depois vira presente ou um passado recente - tipo, contando o que aconteceu no dia. Não tenho certeza, mas acho que presente ficaria mais legal hehehe
Alguém tem um exemplo de narração em segunda pessoa? Não consigo imaginar como seria... O.o
Alguém tem um exemplo de narração em segunda pessoa? Não consigo imaginar como seria... O.o
- Mensagem nº30
Oi May, eu li os capitulos que vc postou no seu blog, mas percebo que nao é no presente (nao até onde eu li) e sim, no passado, como alguem contanto uma historia, nao como alguem NA historia sendo contada em tempo real.
ja acho muito complicado de escrever, em memória marte eu tentei fazer isso, mas quando me vi estava contando no passado, principalmente pqe as vezes ela vai mesmo contar o passado.. ai ficou complicado
mas admiro mto quem consiga.
aaaaaaagoooooora, em segunda pessoa, imagino que seja narrados X leitor..
ex: o começo do livro 23, do filme 'o numero 23', que pede para que o leitor (no caso o protagonista do filme) se imaginar como protagonista do livro tb - ai ele comenta algo assim "Me imagine como um amigo de infancia distante... blablabla, imagine que eu sou você" e a partir dai narra em 3 pessoa...
ja acho muito complicado de escrever, em memória marte eu tentei fazer isso, mas quando me vi estava contando no passado, principalmente pqe as vezes ela vai mesmo contar o passado.. ai ficou complicado
aaaaaaagoooooora, em segunda pessoa, imagino que seja narrados X leitor..
ex: o começo do livro 23, do filme 'o numero 23', que pede para que o leitor (no caso o protagonista do filme) se imaginar como protagonista do livro tb - ai ele comenta algo assim "Me imagine como um amigo de infancia distante... blablabla, imagine que eu sou você" e a partir dai narra em 3 pessoa...
Luizdreamhope- Mensagens : 106
- Mensagem nº31
Eh, um livro em segunda pessoa é tenso.
Pô, mas em primeira pessoa eu sempre me confundo. As vezes não sei quando devo usar o presente e quando devo usar o passado. O presente seria só para pensamentos e ponderações do próprio narrador, e as descrições de ações em tempo passado, estou certo?
Tenho certeza que estou pecando nessa parte. Vou começar a pôs os caps no blog e aqui no fórum essa semana, e aí vocês podem conferir.
Que legal que o tema do topíco voltou......
Hm, pra que serve esse smile?
Pô, mas em primeira pessoa eu sempre me confundo. As vezes não sei quando devo usar o presente e quando devo usar o passado. O presente seria só para pensamentos e ponderações do próprio narrador, e as descrições de ações em tempo passado, estou certo?
Tenho certeza que estou pecando nessa parte. Vou começar a pôs os caps no blog e aqui no fórum essa semana, e aí vocês podem conferir.
Que legal que o tema do topíco voltou......
Hm, pra que serve esse smile?
- Mensagem nº32
é bem por ai luiz. quando vc por no blog agnt confere.
mayarend- Mensagens : 56
- Mensagem nº33
gisasantanna escreveu:Oi May, eu li os capitulos que vc postou no seu blog, mas percebo que nao é no presente (nao até onde eu li) e sim, no passado, como alguem contanto uma historia, nao como alguem NA historia sendo contada em tempo real.
Sim, nas partes que ainda estão sendo publicadas no blog e aqui no fórum estou narrando no passado... O livro passa para o presente a partir do ponto da primeira cena, em que ela já é vampira.
- Mensagem nº34
Na verdade, tanto faz, você pode narrar no presente ou no passado, não importa, mesmo em primeira pessoa. Agora, você pode, como a May pretende fazer, usar a diferenciação presente e passada da narração para mostrar o que é uma lembrança e o que está acontecendo agora. É bem útil, fica legal também.
Um dos livros que resenhei esse ano, A filha do livreiro, da Marcela Tagliaferri, era em terceira pessoa, mas usava esse esuqema de presente e passado na narração.
Um dos livros que resenhei esse ano, A filha do livreiro, da Marcela Tagliaferri, era em terceira pessoa, mas usava esse esuqema de presente e passado na narração.
- Mensagem nº35
Legal, vou dar uma verificada na resenha. Acho isso interessante e penso em fazer também.
Leo, você poderia postar algum trecho de narração em segunda pessoa aqui?
Valeu.
Leo, você poderia postar algum trecho de narração em segunda pessoa aqui?
Valeu.
- Mensagem nº36
Em segunda pessoa acho meio complicado, não lembro de nenhum livro, não.
- Mensagem nº37
Sherlock Holmes, nada?
- Mensagem nº38
Não, Sherlock Holmes é narrado em primeira pessoa pelo Watson.
- Mensagem nº39
Li ontem em algum lugar, não me lembro onde, que narração em segunda pessoa era mais comum em romances policiais... Vou procurar, embora esteja meio difícil de encontrar. Não acho muita coisa, nem mesmo no Recanto das Letras.
Luizdreamhope- Mensagens : 106
- Mensagem nº40
Postei o prólogo no blog. Em breve o primeiro capítulo.
Um dia ainda vou ler todos os livros dele.
Não, Sherlock Holmes é narrado em primeira pessoa pelo Watson.
Um dia ainda vou ler todos os livros dele.
- Mensagem nº41
Dã, como eu sou mongol, haha, o livro que estou lendo AGORA, terminei ontem, tem alguns pedaços em segunda pessoa. "A Chave de Casa" da Tatiana Salem Levy. Ela escreve em primeira, segunda e terceira pessoa durante o livro, vai e volta temporalmente, às vezes falando com a mãe, às vezes narrando falando para o cara que fica com ela, e por ai vai.
- Mensagem nº42
Hahaha! Então, faz favor, né? Posta um trecho aqui.
Olha o que eu estava fazendo, respondi isso no outro tópico...
Acordei pensando numa cena que será narrada em segunda pessoa, fará parte do Paralelo. Quando escrever, posto um trechinho aqui.
Olha o que eu estava fazendo, respondi isso no outro tópico...
Acordei pensando numa cena que será narrada em segunda pessoa, fará parte do Paralelo. Quando escrever, posto um trechinho aqui.
- Mensagem nº43
Depois eu pego um trecho então. Agora tenho que resolver umas paradas ainda e já to mortão e cheio de sono, depois eu pego o livro pra transcrever alguma coisa.