Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!


3 participantes

    Histórias no estilo "What if...?"

    Israel Fabiano Souza
    Israel Fabiano Souza


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 27/03/2011
    Idade : 45

    Histórias no estilo "What if...?" Empty Histórias no estilo "What if...?"

    Mensagem por Israel Fabiano Souza Sex Abr 08, 2011 12:00 am

    Li há um tempo atrás o "Ensaio sobre a Cegueira" do Saramago e comprei o "Intermitências da Morte" hoje. Gosto muito porque eles são livros bem ao estilo "What if...?" ou algo como "O que aconteceria se...?" Se no primeiro Saramago lida com a cegueira generalizada num cenário de caos total, no segundo trata da greve que a morte faz num país, onde todos simplesmente não morrem mais. Um exercício de especulação brilhante.
    Gostaria de saber se vocês sabem de mais autores que fazem este tipo de exercício para indicar, ou mesmo a opinião sobre tal estilo de escrita. Fiquei tão animado com a leitura que até me propus a escrever algo do gênero, mas acho que é muito para a minha cabeça mediana.. hehehe...
    Abraço a todos...
    FMFTessari
    FMFTessari


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/03/2011

    Histórias no estilo "What if...?" Empty Re: Histórias no estilo "What if...?"

    Mensagem por FMFTessari Ter maio 10, 2011 9:19 am

    Israel;
    Não perca o animo, escreva, este fórum existe para um auxilio mútuo. Compartilhe seus escritos, deixe que o membros analise e critiquem (construtivamente), só assim você se tornará um escritor de verdade. Não existe isso de "mediano", o que existe é a falta de coragem, de se expor etc.
    Tenha animo, você está no lugar certo. Wink
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Histórias no estilo "What if...?" Empty Re: Histórias no estilo "What if...?"

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sex maio 27, 2011 11:19 am

    Israel Fabiano Souza escreveu:Li há um tempo atrás o "Ensaio sobre a Cegueira" do Saramago e comprei o "Intermitências da Morte" hoje. Gosto muito porque eles são livros bem ao estilo "What if...?" ou algo como "O que aconteceria se...?" Se no primeiro Saramago lida com a cegueira generalizada num cenário de caos total, no segundo trata da greve que a morte faz num país, onde todos simplesmente não morrem mais. Um exercício de especulação brilhante.
    Gostaria de saber se vocês sabem de mais autores que fazem este tipo de exercício para indicar, ou mesmo a opinião sobre tal estilo de escrita. Fiquei tão animado com a leitura que até me propus a escrever algo do gênero, mas acho que é muito para a minha cabeça mediana.. hehehe...
    Abraço a todos...

    Cara, assim que li o título do tópico eu já pensei no Saramago, hehehe. Minha dissertação vai muito nesse caminho, dos livros do tipo "What If". O Borges tem alguns livros e contos nesse sentido. No livro de contos dele "Ficções" há alguns contos sensacionais nesse sentido. O Ítalo Calvino também tem, no "Conto do Cavaleiro Inexistente". Trata de um cavaleiro que é somente uma armadura.

    Num gênero parecido, mas não exatamente esse, até pelo tamanho dos contos e tal, tem o Gonçalo M. Tavares (que pra mim será o suessor do Saramago como grande autor português internacional). No livro "O Sr. Brecht" dele há muitos contos meio loucos assim, alguns partindo da premissa do "E se..." mas nem todos. De qualquer forma é um livro curto e espetacular.

    Eu, pessoalmente, gosto de escrever muito nesse estilo. O meu livro mesmo que venho preparando saiu mais ou menos daí.

    Conteúdo patrocinado


    Histórias no estilo "What if...?" Empty Re: Histórias no estilo "What if...?"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 3:21 pm