por Vane Zombie Qua Abr 21, 2010 3:31 pm
Bem, pra começo de conversa sou fã do Del Toro, mas isso não influenciou a leitura de Noturno. Minhas impressões foram as seguintes:
Primeiro, a premissa que me parecia original não é lá assim tão inovadora. Revi Blade depois de ler o livro e percebi que muito já estava lá no filme. Tudo bem, podemos acreditar que isso já faz parte do imaginário do Del Toro e seria uma continuidade desse universo mágico/vampiresco. Beleza, isso não compromete o livro, só tira o ar de novidade.
Segundo, a estrutura pouco linear, com vários cortes espaciais e alguns temporais, no começo parece ser interessante e um sopro de genialidade, mas depois passa a ser cansativo, especialmente porque alguns núcleos são menos atrativos que outros e você começa a desejar pular algumas pagininhas para chegar logo no ponto em que quer. E isso nos leva a outra questão...
Essa estrutura se assemelha muito a um roteiro. E essa sensação que tive foi confirmada quando descobri que originalmente a idéia do Del Toro era fazer uma série, mesmo porque são muitos personagens e locais por onde eles transitam, que não seriam suficientemente aproveitados em um filme. Como a série não rolou, ele se uniu a um escritor para desenvolver essa trilogia de livros. Mas para mim tem cara de roteiro de filme.
E agora todos devem estar pensando que odiei o livro. rsss
Na verdade, não. Mas também não ficará entre os meus favoritos.
Para ser honesta, não li naquele ímpeto que costumo ter (a Ana sabe que leio rápido), mas encontrei várias coisas que me agadaram. Por exemplo, os personagens são bem desenvolvidos, não tem nenhum super herói que vai salvar o dia, todos são humanos (ops, exceto as criaturas...) e falíveis, todos vivem suas vidinhas e são surpreendidos por esses acontecimentos misteriosos.
Outro ponto positivo é o desenvolvimento da lenda dos vampiros... a explicação chega a ser científica. E é bem estruturada e crível, não tem nada de bonitinho e romanceado (Amém!). O vampiro é mau que nem um pica pau.
Além disso, eles conseguem controlar bem o nível de suspense, demorando a revelar o que está acontecendo.
E, para encerrar, as descrições sobre os vampiros, como se transformam, o que fazem e o destino de suas vítimas é sensacional. Bem asqueroso!
É isso, vale a pena ler, mas sem qualquer furor. Talvez se forem sem grandes expectativas o livro se torne melhor ainda.