por gisasantanna Seg Dez 27, 2010 11:00 am
Calvin, vou fazer um comentário sobre um pouco de tudo que acredito, sobre adjetivos, roupas, detalhes e etc.
Descrição de roupas
Acredito ser necessário SE isso for mudar alguma atitude de um personagem. Pense comigo, neste trexo que inventei: (rsrs)
"Mumphy ainda repensava se prosseguiria ou não com o convite de um jantar com Amile. Depois do que fiz com ela... Imaginou se ela também gostaria de dividir o mesmo espaço com ele, e receava bater à porta, com medo de vê-la deitada no sofá, comendo pipocas na presença de amigas, ou de um amigo. Pensava se ela poderia ter se esquecido do convite, ou teria recusado sem ao menos avisá-lo. Suas mãos suavam, e ele tocou a campainha. Já vou! ela gritou, descendo as escadas. Ao abrir a porta, meu coração disparou. Seu vestido vermelho, até os pés, o salto alto, a maquiagem no rosto e uma bolsinha miúda sob as mãos e um sorriso cintilante respondiam a minha pergunta. Ela havia me perdoado."
Neste caso, só existe a necessidade de especificar como ela estava vestida, por que isso mudava toda uma situação anterior. Nota-se que nao descrevo como ele estava se vestindo.
PS: No caso de não saber como denominar determinada roupa, sei bem como é. também passei por isso. Não sei nome de calças, cores, modelitos, cortes de cabelo, é muita coisa para saber de cor! então, recorro a net. rs.
--------
Descrições/adjetivos em geral
é legal descrever e qualificar os personagens, lugares e situações por um motivo óbvio: o leitor precisa se identificar com alguma coisa do seu personagem. Em meu novo livro - quimera bipolar - Heitor tem o hábito de estralar partes do corpo - dedos, costas, pescoços etc - e Carol sente uma imensa repulsa sobre isso. Pode achar que isso é uma caracteristica inutil, mas, das duas uma: ou meu leitor tem aversão a esse tipo de tique (se identificaria com Carol), ou também estrale - como eu - e se identifique com Heitor...
É lógico que é apenas um exemplo tosco, mas dá pra ilustrar bem..
--------
Detalhes dos personagensPode parecer tudo a mesma coisa - roupas, adjetivos, caracteristicas, etc - mas não é. o que digo sobre detalhes dos personagens principais, quero dizer que, determinado personagem precisa de algo para prender o leitor, como em Memória Marte, meu personagem principal era fissurado nos olhos de mel da minha protagonista. Parece similar ao que mencionei sobre o estralar os dedos, mas refiro-me a algo que - no meu caso - Marte gostava de mencionar, lembrar que Janaína tem os olhos mais bonitos do mundo, etc e tal.
Num exemplo prático e que todos saberão, está na série do Harry potter, em que todo bruxo que conheceu Tiago e Lilian diz que ele é a cara de Tiago, exceto os olhos, que são iguais ao de sua mãe.
pegaram? haha!