Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!


3 participantes

    Como "matar" um personagem...

    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Como "matar" um personagem... Empty Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb Mar 27, 2010 10:44 pm

    Olá, pessoal!

    Sobre como criar um personagem nós sempre falamos, agora, e quanto a tramar a sua morte? Quais são as estratégias que vocês utilizam?
    Kamui Black
    Kamui Black


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 37
    Localização : In the end of the world

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Kamui Black Dom Mar 28, 2010 12:09 am

    Matar um personagem realmente é complicado, principalmente se você quer que esta morte cause impacto. Como só escrevo fantasia medieval, então não é tão complicado fazer alguém morrer em uma batalha épica =D
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Isie Fernandes Dom Mar 28, 2010 3:11 am

    Tem razão, Kamui, matar um personagem num romance de forma impactante é meio trabalhoso... Vivi uma experiência muito difícil no início do ano passado e resolvi utilizar o tema, contudo, ainda assim está complicado. Por mais que alguém sofra uma perda, como poderá descrever aquilo que apenas os outros viram; sei dos meus sentimentos, mas não das minhas expressões diante deles... É necessário ter bastante equilíbrio nessa hora.
    Preciso ler as postagens no teu blog. Confesso que ainda não o fiz por cansaço, ontem era o dia, porém, o sono não deixou - não que tenha conseguido dormir, apenas deixei de raciocinar como deveria... Na verdade, eu gostei do teu blog, achei organizado e me interessei pelo pouco que li. Certamente, vou retornar! Ah, para não fugir do tema: tem alguma morte impactante numa batalha épica descrita lá?

    Isie.
    Kamui Black
    Kamui Black


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 37
    Localização : In the end of the world

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Kamui Black Dom Mar 28, 2010 11:01 am

    Isie, na verdade ainda não cheguei nessa parte do conto que posto lá. Acontece que, para postar no blog, estou reescrevendo as duas melhores histórias que já escrevi, pois só agora adquiri uma qualidade relativamente boa no que escrevo.

    O que quero dizer é que Neozerly está num terço de sua produção, e as mortes em batalhas épicas apenas começam a partir do meio para frente ('tá legal, do que me lembre apenas uma morte foi muito impactante, mas 'tá valendo). Já minha história favorita eu ainda nem comecei a reescrever e o livro está meio que parado por falta de tempo.

    Anyway, segue um trecho de uma história minha que será reescrita onde ocorre uma morte dessas. A batalha é entre magos, por isso são feitiços os lançados ali.


    – Thundera!

    Diego lançou-se contra o oponente antes que ele pudesse acabar com a vida do irmão mais velho. Ele não havia perdido a consciência e conseguiu recuperar-se a tempo de lançar o feitiço.

    – Jaz Rashon!

    Antes que o feitiço lhe atingisse, Turenhead elevou seu braço na direção de seu agressor e disparou suas chamas contra ele. Assim que a bola de fogo atingiu o peito do rapaz, ela explodiu lançando-o para trás. Diego pôde sentir cada uma de suas costelas se rompendo, assim como os ombros se deslocando de seu corpo. Ele já não percebia que sua pele ardia em chamas, pois sua vida se esvaia de seu corpo e ele tinha a certeza de que estava prestes a desaparecer daquele mundo.

    Assim que viu o irmão sendo morto de forma tão brutal, Carlos levantou-se em meio a um grito aterrorizante de puro ódio e pesar. Pequenas correntes elétricas começaram a saltar por todo o seu corpo enquanto ele preparava-se para entregar sua vida naquele combate.

    Não sei se ajudou, mas está aí.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Leonardo Schabbach Dom Mar 28, 2010 2:24 pm

    Depois do almoço eu dou uma olhada melhor no tópico pra responder. E vou olhar lá o conto do Kamui também. Já já estou de volta!!

    E mudei o tópico lá para o fórum de Dicas de Escritores, acho que podemos discutir esse tipo de coisas por lá!! Será ótimo, ao meu ver.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Isie Fernandes Dom Mar 28, 2010 7:52 pm

    Léo,

    legal a mudança do tópico para cá. Espero que consigamos tirar dúvidas e adquirir novas ideias quanto ao tema.

    Kamui,

    Sim, ajudou... E gostei bastante. Acho que toda morte envolve uma história previamente revelada, mesmo quando é contada de forma brusca ou trágica. No trecho escrito acima, certamente existiu uma motivo para tal batalha ser travada.
    Na vida real, quando ela acontece, quem fica sofre muito e costuma contar as horas ao contrário - sempre recordando numa fotografia: "foi tirada dois dias antes..." ou "Por que eu não o tratei com mais carinho naquele dia?". No caso que você narrou, além do acontecimento em si, estão presentes as sensações da morte sentidas pelo próprio personagem, e mais, os sentimentos do irmão - aquele que fica e sofre.
    Penso que é bem por aí. Claro que quanto maior for o grau de envolvimento do leitor ou do personagem que fica e sofre com a vítima, mais marcante será - se for contada de maneira correta. O que acha?

    Se tiver mais exemplos... Achei super legal!
    Kamui Black
    Kamui Black


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 37
    Localização : In the end of the world

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Kamui Black Dom Mar 28, 2010 8:22 pm

    Leonardo,

    Gostei da ideia de colocar o tópico na seção de dicas para escritores, vamos ver as sugestões dos outros.

    Isie,

    Certamente que tudo deve envolver uma história anterior e tudo mais, também é necessário que façamos com que o leitor se identifique com o personagem.

    Forçou a mão contra o pescoço do rapaz. Nele, sentiu a resistência de sua aura. Forçou um pouco mais e pôde ouvir o barulho dos frágeis ossos se quebrando. A cabeça do mago pendeu para o lado, seus olhos, antes de um azul intenso, já perdiam o brilho e se tornavam um azul pálido e sem vida. Arremessou-o para o alto, para que caísse a uns 10 metros do local onde estava.

    – Guilherme!

    Kamui gritou e lançou um feitiço Jinn na intenção de formar uma almofada de vento e amparar a queda do amigo. Lamentava-se por ter chegado tarde demais e desejava que ele ainda estivesse vivo.

    – Droga! Seu maldito!

    Gritou ao se aproximar do corpo e verificar que já perdia toda a vitalidade que um dia continha. A raiva tomava conta de Kamui, principalmente por não ter sido capaz de proteger alguém que lhe era caro. Nunca fora íntimo de Guilherme, mas os dois haviam estudado juntos e este era um mago de Drugstrein. O tauren em sua frente iria pagar, era isso que sua expressão de ira transmitia.

    Novamente um trecho da mesma história, desta vez foi a morte de um personagem de menor importância. O foco ficou mais na reação do protagonista ao ver o amigo ser assassinado. E o assassino é o mesmo do outro trecho; Turenhead mata geral.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Isie Fernandes Dom Mar 28, 2010 8:37 pm

    Nossa... Gostei demais!
    Como você disse, o personagem pode não ter tanta importância na história, mas certamente enriquece. Além do mais, tal morte ajuda a denotar os motivos para as futuras ações de quem perde e fica, no caso, o Kamui.
    Você foi muito bem descrevendo a morte do personagem, consegui imaginar perfeitamente as suas expressões. Acho que vou gostar da sua história - desses trechos já gostei!
    Kamui Black
    Kamui Black


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 37
    Localização : In the end of the world

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Kamui Black Dom Mar 28, 2010 9:10 pm

    Isie,

    Obrigado pelos elogios, está é justamente a história que pretendo reescrever. Estas partes foram mais recentes e praticamente não sofrerão mudanças, mas o começo está muito amador. Anyway, Neozerly eu levo no mesmo estilo de escrita, acho que com o tempo acabei desenvolvendo um estilo próprio.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Isie Fernandes Dom Mar 28, 2010 9:39 pm

    Legal, ter estilo próprio é muito importante. Como eu lia romances antigos e muitos livros evangélicos, não sei definir como adquiri o meu... rsrsrs... Agora, procuro ler coisas atuais também, mas ainda não li nada novo sobre literatura fantástica - esses famosos e super comentados.
    Estou lendo o seu conto e logo comentarei.
    Ah! Para não sair do assunto, também descrevi uma morte marcante. Não posso postar, pois, como já disse noutro tópico, joguei tudo fora. O homem estava muito doente e terminou morrendo em casa. A forma como descrevi aquele momento foi muito emotiva. Sentindo que havia chegado a hora, ele pediu à esposa para sair do quarto e chamar seu pai. Antes mesmo que pudesse fazê-lo, ela se voltou para o marido e percebeu que ele havia fechado os olhos. O modo como a mulher olhou para o sogro foi profunda e clara; então, Renato soube, certamente, seu filho teria morrido.
    O mais marcante na morte desse personagem foi o antes: a luta pela vida, pelo casamento, pela dignidade...
    Estou reescrevendo a história, porém, mudei muita coisa. O personagem que morria não morrerá mais, aliás, nem ficará doente, pelo menos nessa parte. Caso eu escreva a continuação, quem sabe ele termine morrendo...
    Kamui Black
    Kamui Black


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 37
    Localização : In the end of the world

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Kamui Black Dom Mar 28, 2010 9:47 pm

    Isie,

    Do jeito que você descreveu meio por cima me pareceu ser bem dramático mesmo, ainda mais por ser algo em família e tal. Nem o último desejo de ver o pai não foi possível. Eu acho realmente muito difícil descrever cenas de morte, ainda mais se for por doença e não em alguma batalha ou assassinato.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Isie Fernandes Dom Mar 28, 2010 9:59 pm

    Sim, é difícil. É como você disse: tem que fazer o leitor se identificar com o personagem. No trecho que citei anteriormente, o personagem pediu para ver o pai, mas não era aquele o seu último desejo; ele apenas não queria que sua esposa o visse morrer. Claro que não daria para notar isso sem ler a cena completa.
    Vai acontecer uma morte no penúltimo ou último capítulo de Entre a Fé, a Razão e o Coração. Eu tinha planos para o futuro dele, mas a principal pessoa em quem me inspirava para criá-lo partiu... Então, deixarei minha homenagem desse jeito.
    Não devo falar mais... Ou você não vai querer ler depois. Basketball
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Leonardo Schabbach Seg Mar 29, 2010 5:36 pm

    Kamui Black escreveu:Isie,

    Obrigado pelos elogios, está é justamente a história que pretendo reescrever. Estas partes foram mais recentes e praticamente não sofrerão mudanças, mas o começo está muito amador. Anyway, Neozerly eu levo no mesmo estilo de escrita, acho que com o tempo acabei desenvolvendo um estilo próprio.

    O livro que eu tenho pronto tive que passar um bom tempo mexendo no início, estilizando, cortando coisas, reescrevendo coisas. Pois, depois de ter evoluído muito literariamente, eu acabei, assim como você, achando muito ruim o início da história, sem estilo e tal.

    E Isie, a questão da morte é complicadíssima mesmo, muito rica. Varia com a importância da personagem, varia se depois você vai pegar ou não pela visão de alguém que gostava do morto, ou se vai pegar a visão do próprio morto, o que passa pela cabeça dele enquanto ele morre. Enfim, há uma série de variáveis. Ainda há a variável de que estilo de narrativa você usará, se vai pra dentro da cabeça das personagens (e pode ficar por lá por um tempão se o fizer) ou se vai narrar pelo ambiente, como as pessoas vêem aquela morte, como as coisas acontecem naquele momento.

    É muita coisa. Neste meu livro que está pronto, acontece uma morte, importantíssima para a história, dá um fim de "tragédia" (pelo impacto da morte) a um livro que é basicamente de comédia em sua maioria, pois parodia os contos de cavaleiros. Eu, sinceramente, não gostaria de colocar trechos aqui e tal, até pq quero publicar o livro. Se você quiser, eu posso te passar ele, mas até chegar à questão da morte e tal vc teria q ler ele todo basicamente.

    De qualquer maneira, vou colocar aqui um pedaço, é a narração em primeira pessoa de uma das personagens, é o único capítulo do livro narrado em primeira pessoa (eu não curto muito), mas traz um pouco a questão da morte - e é um trechinho que não revela nada do livro, hehe.

    A morte talvez seja o fenômeno mais violento que pode acontecer diante de uma pessoa. A sua presença é capaz de mudar tudo, de alterar profundamente nossas percepções de mundo. Tudo em que você acredita, tudo aquilo que sente e pensa, é colocado em cheque. Presenciar a partida de um ente querido é passar por uma intensa mudança, é se confrontar com a finitude não só da vida como de quase todas as outras coisas de nosso mundo. A morte ou dá sentido a existência ou o retira. Enfrentá-la requer um tremendo esforço de raciocínio e racionalização que muitas vezes pode parecer sutil, pode passar até despercebido, mas que é capaz de modificar toda a estrutura de um ser.

    Ah, e mal ou bem, como você mesmo tinha apontado, meu conto "Caminho", que botei no fórum, acaba refletindo um pouco a questão da Morte também, por um outro ângulo.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Isie Fernandes Seg Mar 29, 2010 5:49 pm

    Obrigada, Léo!

    Fiquei curiosa quanto ao seu livro...
    Estou atrasada para sair, mas pensarei numas coisas e responderei na volta.

    Até daqui a pouco!

    Conteúdo patrocinado


    Como "matar" um personagem... Empty Re: Como "matar" um personagem...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Out 18, 2024 3:38 am