Literatura Fantástica

Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica

Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!

4 participantes

ESTRUTURAÇÃO DA NARRATIVA

Rodrigo Drévix
    Rodrigo Drévix

ESTRUTURAÇÃO DA NARRATIVA Empty ESTRUTURAÇÃO DA NARRATIVA

Mensagem por Rodrigo Drévix Seg Jun 20, 2011 10:05 pm

No tópico "Indicação de livros do tipo 'personagem-narrador'" Schabbach achou interessante expandir a todos o seguinte questionamento: Qual a pessoa da narrativa (primeira, terceira, ...) é a que mais você gosta?

Além dessa rápida pergunta, coloco algo a mais para debatermos, algo que serve para a maioria dos que congregam esse fórum, que creio produzir textos, profissionalmente ou não. Quanto à estrutura do texto, existem várias formas de se organizar uma história (começando com um fato passado até chegar ao presente; intercalando passado e presente; usando simultaneidade; estruturando os capítulos de diversas formas, ...), quais as técnicas, experiências e estudos vocês usam para organizar a história?

No tópico citado, demos exemplos de alguns autores:
    - Dan Brown (história em terceira pessoa narrada como se fosse um filme, usando muito da simultaneidade);
    - Sir Arthur Conan Doyle, em Sherlock Holmes(usa a primeira pessoa de uma maneira própria, inclinando para a terceira);
    - Albert Kamus (nobel), em O Estrangeiro (usa a primeira pessoa);
    - Patrick Rothfuss, em O Nome do Vento (usa a primeira pessoa em boa parte do livro);
    - Guimarães Rosa (utiliza a terceira pessoa, articulando as frases dos personagens em primeira).

Esses foram exemplos voltados para a pessoa da narrativa, mas citem também modos diferentes de se estruturar a história como um todo.

O pessoal acadêmico/bacharel em Letras é mais que bem-vindo ao tópico heim!

Última edição por Rodrigo Drévix em Qui Jun 23, 2011 4:05 am, editado 2 vez(es)
    Leonardo Schabbach
    Admin

ESTRUTURAÇÃO DA NARRATIVA Empty Re: ESTRUTURAÇÃO DA NARRATIVA

Mensagem por Leonardo Schabbach Ter Jun 21, 2011 1:20 am

Legal. Bom tópico. Depois virei aqui dar meus pitacos Smile
    Rodrigo Drévix
    Rodrigo Drévix

Mensagem por Rodrigo Drévix Qui Jun 23, 2011 5:08 am

... Então eu mesmo começo. Duas coisas me afligem quando começo a pensar no que o livro deve ter ou não, desenhos e alegorias. Não encontro muitos livros com desenhos, não sei o que há de errado em tê-los nas páginas. Talvez tenha algum custo que não percebi ainda. Contudo, gosto e não tenho problema em colocá-los e nem em apreciá-los nos livros. Acho que o que não pode é a todo momento tirar a liberdade do leitor de imaginar o que está lendo. Deixá-lo completar as lacunas de alguma descrição é interessante e o leva para onde mais lhe agrada.
    Já a alegoria, desculpem-me, mas maldito, no bom sentido, como diria o Jô, do Tolkien ao "bater o pé" contra esse tipo de representação. Desde que eu soube disso, mais precisamente ao iniciar a leitura de O Senhor dos Anéis, fiquei hesitante. Mas acho que entendo, Tolkien prefere a criação, a Invenção, ao invés de qualquer coisa já meio pronta. Apesar disso, do já meio pronta, não acredito ser fácil trabalhar com alegoria, se quiser que saia algo bom.
    joaopedrov
    joaopedrov

Mensagem por joaopedrov Qui Jun 23, 2011 11:07 am

Não acho que o autor de um livro possa me mostrar como ler um livro. Não acho que contenha alegorias em SdA, mas eu vou lê-lo do jeito que eu quiser.

Eu prefiro terceira pessoa mesmo. Gosto mais.
    gisasantanna
    gisasantanna

Mensagem por gisasantanna Sex Jun 24, 2011 5:05 pm

existem diversas formas de se escrever, que vai além de primeira e terceira pessoa.
    Quando alguém já descobriu sua característica, seu estilo próprio, acaba utilizando a mesma forma de escrever, a mesma linearidade.
    Pode se dizer isso de Dan Brown, que, em todos os seus livros você consegue verificar: Um romancezinho mixuruca, um bom embasamento em história e algum ramo da ciência específico, e uma história onde a resposta estava o tempo todo em sua mente e você não percebeu.
    É incrivel como funciona nos livros dele. Os livros são bons, mas se você lê todos, percebe a mesma linearidade.

isso acontece também com Nicholas Sparks, que escreveu "querido John" e alguns outros que seguem o mesmo preceito: Nem sempre a história é como o leitor quer, onde o mocinho e a mocinha ficam juntos no final e sempre alguém morre.

---
    Tantas outras narrações, seja em primera ou terceira (conheço até uns pitacos em segunda pessoa), ou a mistura de algumas dessas narrações, não faz a característica de um autor, e sim a linearidade (ou não) do mesmo.

É claro que, para quem ainda não se descobriu (acredito que todos nós estamos sujeitos à mudanças), muita coisa pode acontecer...
    Leonardo Schabbach
    Admin

Mensagem por Leonardo Schabbach Sex Jun 24, 2011 6:10 pm

Sobre os autores que você citou Gisa, eles são os autores de best-sellers. E essa fórmula que usam em todos os livros é na verdade muito criticada. O grande escritor mesmo varia muito de livro para livro e etc... falo aqui dos grandes nomes da literatura e etc... Há claro, um estilo, uma linha, mas não é algo formulaico.
    gisasantanna
    gisasantanna

Mensagem por gisasantanna Sáb Jun 25, 2011 12:53 pm

Sei que não é nada formulado. Mas também sei que, se os best-sellers são o que são, é por que essa linearidade funciona (cada um a sua forma).

Atualmente a leitura está mais dinamica, sim. Porém, vejo que existe uma 'preocupação' em participar do processo criativo do escritor. Quando se encontra um livro bom, pelo menos no meu caso, eu gosto de saber o que mais ele escreveu.
    Vou dar mais exemplos. "Eu sou o mensageiro" é escrito no presente, e tudo se baseia no desconhecido, quando o personagem principal recebe cartas de baralhos que o 'mandam' fazer algo, que ele pode muito bem escolher se vai ou não. No decorrer do livro, ele começa a achar que alguém que já morreu é o responsável por isso. Por outro lado, comecei a ler "A menina que roubava livros" do mesmo autor (Markus Zuzak), e percebo que é a morte quem narra. Ainda não posso dizer muita coisa, mas é uma especie de linearidade, ou, se eu estiver muito errada, diria que é apenas uma característica que o autor percebeu que funcionou, ou que ele acabou se identificando, e resolveu utilizar nos outros livros.

O mesmo acontece com o livro "O menino do pijama listrado", e "O garoto no convés" de John Boyne. Ainda não li o segundo mencionado, mas até mesmo pela capa vê-se que ele adota uma mesma formula.

Quando 'fórmulas consagradas' de livros que virarão best-sellers no mercado aparecem, eles seguem essa linha: A menina que roubava livros, o vendedor de sonhos, o caçador de pipas, e por aí vai...
    Talvez eu esteja generalizando, afinal, neste caso tratamos de livros de literatura fantástica.. Mas, enquanto nós não descobrimos a nossa forma de escrever, ou como escrevemos melhor, vamos tentando...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Nov 21, 2024 11:36 am