Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!


    ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA

    Rodrigo Drévix
    Rodrigo Drévix

    Mensagens : 43
    Data de inscrição : 10/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Campo Grande - MS

    ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA Empty ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA

    Mensagem por Rodrigo Drévix em Seg Set 05, 2011 5:42 pm

    Pessoal, já ouviram falar do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica? Conheço há algum tempo, mas confesso que não li ainda. Recebi o relesse por e-mail e compartilho aqui com vocês.


    ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA Capa%2BAnu%25C3%25A1rio%2BBrasileiro%2Bde%2BLiteratura%2BFant%25C3%25A1stica%2B2010

    ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA 2010
    MARCELLO SIMÃO BRANCO & CESAR SILVA
    Numa iniciativa dos jornalistas e pesquisadores de ficção científica e fantasia Marcello Simão Branco e Cesar Silva, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica foi publicado pela primeira vez em 2005. Apresenta um amplo e profundo panorama do cenário fantástico nacional, em suas três manifestações principais, a ficção científica, a fantasia e o horror, além de contemplar também as criações híbridas entre estes gêneros e os chamados trabalhos de “fronteira”, isto é, o fantástico abordado a partir da perspectiva do mainstream literário.
    Contém notícias sobre prêmios e personalidades, listas dos livros lançados durante o ano, artigo sobre o mercado editorial, com dados estatísticos e tabelas. Resenhas de vários dos principais livros de autores brasileiros e estrangeiros, entrevista com a “Personalidade do Ano”, ensaio de um especialista convidado, e uma seção histórica com datas e resenhas de livros importantes. A Personalidade do Ano de 2010 foi o premiado escritor Nelson de Oliveira, cujo romance Poeira: Demônios e Maldições (resenhado no Anuário) recebeu o Prêmio Casa de las Americas e foi finalista do Prêmio São Paulo.
    O Anuário tem por meta realizar um registro do estado dos gêneros no país, além de auxiliar tanto os leitores em busca do que há de novo, como aos escritores que desejam destrinchar as tendências do mercado. E também a editores e pesquisadores, que estão em busca de um conhecimento mais sistematizado e amplo do que está surgindo e das perspectivas para o fantástico no Brasil. A edição relativa a 2010 é a que lista maior número de obras, até o momento.
    O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica recebeu em 2010 o Prêmio “Melhores do Ano”, na categoria “Melhor Não-Ficção”, concedido pelo site Ficção Científica e Afins, da escritora Ana Cristina Rodrigues.
    Repercussões:

    “Embora a literatura fantástica enfrente muitos desafios no Brasil, um trabalho árduo de crítica e pesquisa como o do Anuário permite uma base sólida para o desenvolvimento de pesquisas e publicações”.
    — Rachel Haywood Ferreira, Iowa State University.
    “As suas carreiras críticas — existentes há anos em várias publicações, e há seis anos no Anuário —, são o balanço global dos gêneros literários que vocês analisam, o mais competente, sério e abrangente, dentro do universo crítico brasileiro.”
    — André Carneiro, autor de Confissões do Inexplicável.

    “O Anuário é uma das publicações de crítica de ficção especulativa mais independentes e de maior personalidade no país. Editores, pesquisadores, colecionadores de livros, escritores e fãs devem encontrar uma fonte de consulta, de avaliações e de opiniões críticas inestimável para dar perspectiva ao momento atual.”
    — Roberto de Sousa Causo, Terra Magazine.
    “Um projeto raro e ambicioso, que apresenta uma perspectiva global e sistematizada a respeito do mercado no Brasil e confere-lhe uma unidade na qual os autores poderão posicionar-se. Além disso, contribui para o crescimento da crítica profissional e do estudo acadêmico, essenciais ao desenvolvimento de qualquer literatura."
    — Luís Filipe Silva, site Efeitos Secundários (Portugal).

    Autores: Marcelo Simão Branco e Cesar Silva
    Capa: Silvio Ribeiro
    Selo Enciclopédia Galáctica, agosto 2011.
    Acabamento: Brochura com laminação brilhante e orelhas
    Miolo: 240 páginas PB em papel off-set 75 g/m²
    Formato: 14,0 cm × 21,0 cm
    Código de Barras: 9772178624005
    Preço: R$ 31,90.


    Sobre o selo Enciclopédia Galáctica:

    Em 2010, a Devir Livraria inaugurou o selo “Enciclopédia Galáctica”, destinado a obras de não-ficção voltadas para a discussão, análise e registro dos gêneros ficção científica, fantasia e horror na literatura, quadrinhos, jogos, cinema e televisão. O selo busca fomentar a produção crítica a respeito desses gêneros e formas de expressão, em um momento em que cresce muito o interesse pela literatura de ficção científica, fantasia e horror no ambiente acadêmico e literário nacional.

    O primeiro livro do selo foi Visão Alienígena: Ensaios sobre Ficção Científica Brasileira, de M. Elizabeth Ginway, brasilianista e professora de língua portuguesa e literatura e cultura brasileira na Universidade da Flórida (em Gainesville).


    Devir Livraria: Rua Teodureto Souto, 624 - Cambuci - São Paulo-SP, CEP 01539-000
    Fone: (0__11) 2127- 8787 - horário comercial
    Mais informações: marialuzia.devir@gmail.com
    Visite o nosso site: http://www.devir.com.br/
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin

    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 32
    Localização : Rio de Janeiro

    ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA Empty Re: ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA

    Mensagem por Leonardo Schabbach em Seg Set 05, 2011 5:49 pm

    Se tivesse sabido desse livro antes poderia ter dado uma olhada no Stand da Devir na Bienal.


    _________________
    Confira o Na Ponta dos Lápis: meu blog com tudo sobre literatura.

    E leia também o projeto O Legado, uma história de fantasia.

      Data/hora atual: Dom Nov 17, 2019 7:21 am