Sugiro a leitura: 12 exercícios para melhorar seus diálogos.
Vamos discutir!
Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!
Leonardo Schabbach escreveu:Vou ler já já e depois venho com minhas opiniões. Mas essa questão do diálogo é importante mesmo. É a parte em que tenho maior dificuldade. No Legado até que tá saindo direitinho.
Depois, você pode postar um trecho dos seus diálogos com vários
personagens pra gente visualizar melhor. Tem?
Luizdreamhope escreveu:Tá só o rascunho. Posso dizer que tá uma bagaça. Foi feito na primeira versão da história há uns dois anos. Tentei ler, mas nem sei mais quem está falando na cena.
Esse topico me fez realmente abrir os olhos. Preciso polir melhor a apresentação dos dialogos.
Só porque ele me trouxe flores, não havia motivo nenhum para que eu ficasse toda deslumbrada!
- Flores.. Como se ninguém mais pudesse me trazer flores - resmunguei, entrando em casa.
Deixei as flores em uma mesinha e me sentei no sofá, cansada, tirei os sapatos.
- Quem ele acha que é? Chegando aqui daquele jeito, achando que vai arrasar? Acha que sou fácil, como essas menininhas bobas que correm atrás dele? Não sou uma de suas groupies! Além disso, ele só complicou a minha vida não indo na lanchonete... E por que ele não foi mesmo? Ele falou.. Não, ele não falou nada!!
mayarend escreveu:Entende, ao invés de deixá-la fazendo todas as considerações pensando, eu altero para resmungos e conversas com ela mesma (hehe) para que não fique um super bloco de texto. Eu pessoalmente adoro quando um personagem examina as questões ao seu redor.
Leonardo Schabbach escreveu:Nesse trecho em específico, cuida com a repetição de flores, como você usa 2 vezes no diálogo, aparece 4 vezes em um curto espaço de tempo.
Acho interessante colocar vez ou outra ela falando consigo, em monólogos. É bom para quebrar o ritmo de vez em quando. Mas, claro, de vez em quando, vai pelo bloco de texto inteiro que também fica bom.
Posso fazer mais uma sugestão? Fico com medo de sugerir as coisas para as pessoas, não sei quem gosta e quem não gosta. Mas eu tiraria o nenhum da seguinte frase:
Só porque ele me trouxe flores, não havia motivo nenhum para que eu
ficasse toda deslumbrada!
Deixando:
Só porque ele me trouxe flores, não havia motivo para que eu
E se me permitir ir mais adiante, mas ai já é por viagem minha mesmo, por gostar da sonoridade das frases, acrescentaria um S:
Só porque ele me trouxe flores, não havia motivos para que eu