Minha dica é essa. Pare sempre que tiver cheio(a) de idéias.
+4
mayarend
Leonardo Schabbach
Luizdreamhope
Isie Fernandes
8 participantes
12 Exercícios para melhorar seus diálogos
Leonardo Schabbach- Admin
- Mensagem nº26
Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos
Ah sim. Eu também dou essas travadas. Ultimamente tomo muito cuidado onde paro de escrever. Porque se parar em determinado trecho ou cena é difícil pra burro continuar depois. Sempre paro quando estou cheio de idéias e sei exatamente como vou continuar o parágrafo seguinte. Quando paro nos momentos em que fico encalhado, acabo ficando dias sem mexer no texto pq não sei como continuar, então não é bom.
Isie Fernandes- Mensagens : 516
- Mensagem nº27
Nossa, estou assim há dias. Parei num ponto complicado... Já sei como continuar, mas não quero escrever de qualquer jeito. É um momento importante e temo que o texto dê uma declinada, sabe? Faz quase um mês que estou revisando. Hoje mesmo acordei pensando numa cena que escrevi há meses, mas não resisti, levantei e fui ao PC - era um detalhe importante.
Depois do triste turbilhão que passou por aqui, estou tentando me concentrar.
Depois do triste turbilhão que passou por aqui, estou tentando me concentrar.
- Mensagem nº28
Pois é. Às vezes trava mesmo. Por isso é bom sempre parar no ápice das idéias =P
- Mensagem nº29
As minhas ideias estão fervilhando, mas não para o capítulo que devo escrever, pode?
mayarend- Mensagens : 56
- Mensagem nº30
Agora "meio" que consegui destravar...
Montei a história, BEEEEM resumida, ate a parte em que a Hannah vira vampira. Montei como acontece, o que acontece entre isso e aquilo, etc.
Agora é só desdobrar direitinho.
Ah, e sobre o tópico - sabe que eu melhorei muito meus diálogos?
Mais tarde posto o trecho que olhei e pensei "poxa, o forum ajudou mesmo"
Montei a história, BEEEEM resumida, ate a parte em que a Hannah vira vampira. Montei como acontece, o que acontece entre isso e aquilo, etc.
Agora é só desdobrar direitinho.
Ah, e sobre o tópico - sabe que eu melhorei muito meus diálogos?
Mais tarde posto o trecho que olhei e pensei "poxa, o forum ajudou mesmo"
- Mensagem nº31
Poxa, que legal! Fico contente mesmo... Posso até dizer "idem". Depois que o Leo me deu umas dicas, comecei a pesquisar com mais atenção. Realmente vale a pena fazer isso.
PS: Depois vou ao seu blog.
PS: Depois vou ao seu blog.
gisasantanna- Mensagens : 299
- Mensagem nº32
Nossa, o texto é super aproveitado, ja sofri muito para descrever dialogos em situaçoes diferentes. mas esse é MARA/
nao tive tempo de postar aki no forum esses dias, mas retornei, aos poucos vou voltando. rs
nao tive tempo de postar aki no forum esses dias, mas retornei, aos poucos vou voltando. rs
- Mensagem nº33
O trecho que falei que senti Muuuuuuito o quanto essa discussão me ajudou..
- Sinto muito, eu... Não queria que fosse assim. Digamos que minha saúde não anda tão boa quanto era - apesar de seus olhos continuarem sérios, ele deu uma gargalhada, alta, irônica. - Desculpa, eu sei, não é nada engraçado - ele disse, mas riu novamente, de uma forma estranha, quase maníaca.
- Bom... Ahm... Ook. Quer alguma coisa? Posso lhe ajudar? Algo para beber ou talvez alguma comida? Pode ser pressão baixa, nesse caso sal ajuda. - Eu continuava tentando ser uma boa anfitriã, apesar da situação ficar mais estranha a cada minuto.
- Não se preocupe, o que eu preciso você não vai querer me dar...
- Mensagem nº34
Bom que achou que os toques ajudaram. O trecho ficou bom mesmo, gostei
- Mensagem nº35
seu vampiro é louco . kkkk racheeeeeeeei. (=
mto bom o trexo
mto bom o trexo
- Mensagem nº36
Parabéns, May, ficou muito bom!
Tiago Lobo- Mensagens : 32
- Mensagem nº37
Tem uma dica que não sei se já foi postada por aqui, mas pelo que li, resume as 12 dicas do site e é o que eu costumo passar para quem escreve:
Sempre que você for inserir um diálogo em um texto, realize uma leitura em voz alta e veja como o diálogo funciona. Com um pouquinho de sensibilidade é possível ver se o diálogo está natural, fluído.
E o principal é ficar atento a condução de diálogos de bons escritores. Transportar um diálogo para a literatura não é diferente de copiar uma conversa que você teve com alguém.
Sempre que você for inserir um diálogo em um texto, realize uma leitura em voz alta e veja como o diálogo funciona. Com um pouquinho de sensibilidade é possível ver se o diálogo está natural, fluído.
E o principal é ficar atento a condução de diálogos de bons escritores. Transportar um diálogo para a literatura não é diferente de copiar uma conversa que você teve com alguém.
- Mensagem nº38
Oi, Tiago, bom que esteja por aqui...
Acho que você resumiu uma parte das doze dicas. A outra está focada na estrutura do diálogo.
Não suma! A gente se fala...
Acho que você resumiu uma parte das doze dicas. A outra está focada na estrutura do diálogo.
Não suma! A gente se fala...
- Mensagem nº39
Sim, é o que eu faço, fico "interpretando os diálogos", acho excelente, é bom também para entrar no clima da história. Mas, ainda assim, nesta dica tem um problema. Nem sempre você vai realizar um diálogo apenas com diálogos. Muitas vezes precisa colocar algumas ações no meio, é uma das coisas que a gente vinha falando. Nestes casos, muita gente se enrola e o encaixe não fica bom. Então, além de falar em voz alta, é bom também dedicar um tempo pensando neste encaixe.
Luizdreamhope- Mensagens : 106
- Mensagem nº40
Eu tenho duas dúvidas.
É certo colocar ponto em final de diálogos deste tipo? Ou ele deveria ser ausente?
"Estranho. A Emanuela não é de fazer coisas sem pensar. - comentei ao meu colega.
Onomatopéias como "haha" em falas são ridículas em textos literários ou tem suas exceções?
É certo colocar ponto em final de diálogos deste tipo? Ou ele deveria ser ausente?
"Estranho. A Emanuela não é de fazer coisas sem pensar. - comentei ao meu colega.
Onomatopéias como "haha" em falas são ridículas em textos literários ou tem suas exceções?
- Mensagem nº41
Luizdreamhope escreveu:Eu tenho duas dúvidas.
Olha, eu acho essas onomatopéias horríveis. Prefiro colocar algo como "eu disse, e então ri, discretamente" ou algo assim, entende? A não ser que seja "HAH" do tipo "RÁ", falado, não uma risada...
E eu coloco pontos assim, sim. Na "norma" seria vírgula, mas como é diálogo, você tem que mostrar o ritmo em que está sendo falado...
Quanto a encenar os diálogos, eu escrevo meus livros como seriam os filmes.. hahaha Fico imaginando a cena
- Mensagem nº42
Ai vai de você, tanto o ponto como o haha. Você escolhe. Não precisa se prender muita a regras. Vê o Saramago por exemplo, jeito mais doido de colocar os diálogos no texto.
- Mensagem nº43
bom, quanto às onomatopeias.. acho que depende muito do genero e oque voce pretende atingir... pensei algumas vezes em colocar ou nao um snif, ou um haha, mas acho que isso fica meio 'virtual' até mesmo pra um livro que fica num blog. kkkkk
fora isso.. os pontos em excesso pode prejudicar, a nao ser que voce saiba bem onde coloca-los.
fora isso.. os pontos em excesso pode prejudicar, a nao ser que voce saiba bem onde coloca-los.
juliano marques- Mensagens : 9
- Mensagem nº44
Não encontrei as dicas para diálogos.
- Mensagem nº45
Depois de anos que não entro aqui, recebi um aviso de resposta!
Que bom que eu ainda lembro a senha! rsrsrs
Que bom que eu ainda lembro a senha! rsrsrs
juliano marques- Mensagens : 9
- Mensagem nº46
o link não existe, tem outro lugar onde posso encontrar 12 Exercícios para melhorar seus diálogos
o link não existe, tem outro lugar onde posso encontrar 12 Exercícios para melhorar seus diálogos
- Mensagem nº47
Juliano, na época em que esse topico foi lançado, discutíamos como seria o melhor formato para se introduzir diálogos. No decorrer dessas páginas temos alguns exemplos, mas exercícios em sí talvez foram dados entre uma postagem e outra.
Legal seria se a gente conseguisse trazer todo o pessoal outra vez pra discutir esse assunto novamente, e, quem sabe, sugerir algumas dicas úteis a todos.
Legal seria se a gente conseguisse trazer todo o pessoal outra vez pra discutir esse assunto novamente, e, quem sabe, sugerir algumas dicas úteis a todos.
loituma- Mensagens : 3
- Mensagem nº48
O link com as dicas não funciona mais, alguém tem ele atualizado?