Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Literatura Fantástica



Este é um recanto onde podemos nos aventurar pelos caminhos da literatura de fantasia. Fale de seus livros prediletos, divulgue seus textos, divida notícias e fique sabendo sobre uma série de promoções. Se você gosta de uma boa história de ficção, este é o seu lugar!

Registre-se e se junte a nossa comunidade!

Literatura Fantástica

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo o que você precisa saber sobre literatura de fantasia. Muitas notícias, discussões e promoções. Participe!


+4
mayarend
Leonardo Schabbach
Luizdreamhope
Isie Fernandes
8 participantes

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Leonardo Schabbach Ter maio 04, 2010 2:18 pm

    Ah sim. Eu também dou essas travadas. Ultimamente tomo muito cuidado onde paro de escrever. Porque se parar em determinado trecho ou cena é difícil pra burro continuar depois. Sempre paro quando estou cheio de idéias e sei exatamente como vou continuar o parágrafo seguinte. Quando paro nos momentos em que fico encalhado, acabo ficando dias sem mexer no texto pq não sei como continuar, então não é bom.

    Minha dica é essa. Pare sempre que tiver cheio(a) de idéias.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Isie Fernandes Ter maio 04, 2010 2:43 pm

    Nossa, estou assim há dias. Parei num ponto complicado... Já sei como continuar, mas não quero escrever de qualquer jeito. É um momento importante e temo que o texto dê uma declinada, sabe? Faz quase um mês que estou revisando. Hoje mesmo acordei pensando numa cena que escrevi há meses, mas não resisti, levantei e fui ao PC - era um detalhe importante.
    Depois do triste turbilhão que passou por aqui, estou tentando me concentrar.
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Leonardo Schabbach Ter maio 04, 2010 3:40 pm

    Pois é. Às vezes trava mesmo. Por isso é bom sempre parar no ápice das idéias =P
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Isie Fernandes Ter maio 04, 2010 4:05 pm

    As minhas ideias estão fervilhando, mas não para o capítulo que devo escrever, pode? Laughing
    mayarend
    mayarend


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 15/04/2010
    Idade : 36
    Localização : RS

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por mayarend Ter maio 04, 2010 4:07 pm

    Agora "meio" que consegui destravar...
    Montei a história, BEEEEM resumida, ate a parte em que a Hannah vira vampira. Montei como acontece, o que acontece entre isso e aquilo, etc.
    Agora é só desdobrar direitinho.

    Ah, e sobre o tópico - sabe que eu melhorei muito meus diálogos? Very Happy
    Mais tarde posto o trecho que olhei e pensei "poxa, o forum ajudou mesmo"
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Isie Fernandes Ter maio 04, 2010 4:14 pm

    Poxa, que legal! Fico contente mesmo... Posso até dizer "idem". Depois que o Leo me deu umas dicas, comecei a pesquisar com mais atenção. Realmente vale a pena fazer isso. Wink

    PS: Depois vou ao seu blog. Very Happy
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 32
    Localização : Sao paulo

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por gisasantanna Qua maio 05, 2010 11:25 am

    Nossa, o texto é super aproveitado, ja sofri muito para descrever dialogos em situaçoes diferentes. mas esse é MARA/
    nao tive tempo de postar aki no forum esses dias, mas retornei, aos poucos vou voltando. rs
    mayarend
    mayarend


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 15/04/2010
    Idade : 36
    Localização : RS

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por mayarend Qua maio 05, 2010 11:06 pm

    O trecho que falei que senti Muuuuuuito o quanto essa discussão me ajudou..

    - Sinto muito, eu... Não queria que fosse assim. Digamos que minha saúde não anda tão boa quanto era - apesar de seus olhos continuarem sérios, ele deu uma gargalhada, alta, irônica. - Desculpa, eu sei, não é nada engraçado - ele disse, mas riu novamente, de uma forma estranha, quase maníaca.

    - Bom... Ahm... Ook. Quer alguma coisa? Posso lhe ajudar? Algo para beber ou talvez alguma comida? Pode ser pressão baixa, nesse caso sal ajuda. - Eu continuava tentando ser uma boa anfitriã, apesar da situação ficar mais estranha a cada minuto.

    - Não se preocupe, o que eu preciso você não vai querer me dar...
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Leonardo Schabbach Qui maio 06, 2010 12:31 am

    Bom que achou que os toques ajudaram. O trecho ficou bom mesmo, gostei 12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Icon_smile
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 32
    Localização : Sao paulo

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por gisasantanna Qui maio 06, 2010 8:05 am

    seu vampiro é louco . kkkk racheeeeeeeei. (=
    mto bom o trexo
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Isie Fernandes Qui maio 06, 2010 2:45 pm

    Parabéns, May, ficou muito bom! Smile
    avatar
    Tiago Lobo


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 25/03/2010

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Tiago Lobo Sáb maio 08, 2010 1:53 am

    Tem uma dica que não sei se já foi postada por aqui, mas pelo que li, resume as 12 dicas do site e é o que eu costumo passar para quem escreve:

    Sempre que você for inserir um diálogo em um texto, realize uma leitura em voz alta e veja como o diálogo funciona. Com um pouquinho de sensibilidade é possível ver se o diálogo está natural, fluído.

    E o principal é ficar atento a condução de diálogos de bons escritores. Transportar um diálogo para a literatura não é diferente de copiar uma conversa que você teve com alguém.
    Isie Fernandes
    Isie Fernandes


    Mensagens : 516
    Data de inscrição : 04/03/2010
    Idade : 41
    Localização : Bahia

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Isie Fernandes Sáb maio 08, 2010 2:40 am

    Oi, Tiago, bom que esteja por aqui...

    Acho que você resumiu uma parte das doze dicas. Smile A outra está focada na estrutura do diálogo.

    Não suma! A gente se fala... Wink
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sáb maio 08, 2010 12:43 pm

    Sim, é o que eu faço, fico "interpretando os diálogos", acho excelente, é bom também para entrar no clima da história. Mas, ainda assim, nesta dica tem um problema. Nem sempre você vai realizar um diálogo apenas com diálogos. Muitas vezes precisa colocar algumas ações no meio, é uma das coisas que a gente vinha falando. Nestes casos, muita gente se enrola e o encaixe não fica bom. Então, além de falar em voz alta, é bom também dedicar um tempo pensando neste encaixe.
    Luizdreamhope
    Luizdreamhope


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 22/02/2010
    Idade : 34
    Localização : Rio de Janeiro

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Luizdreamhope Sex maio 14, 2010 4:02 pm

    Eu tenho duas dúvidas.

    É certo colocar ponto em final de diálogos deste tipo? Ou ele deveria ser ausente?

    "Estranho. A Emanuela não é de fazer coisas sem pensar. - comentei ao meu colega.

    Onomatopéias como "haha" em falas são ridículas em textos literários ou tem suas exceções?
    mayarend
    mayarend


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 15/04/2010
    Idade : 36
    Localização : RS

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por mayarend Sex maio 14, 2010 4:29 pm

    Luizdreamhope escreveu:Eu tenho duas dúvidas.

    É certo colocar ponto em final de diálogos deste tipo? Ou ele deveria ser ausente?

    "Estranho. A Emanuela não é de fazer coisas sem pensar. - comentei ao meu colega.

    Onomatopéias como "haha" em falas são ridículas em textos literários ou tem suas exceções?

    Olha, eu acho essas onomatopéias horríveis. Prefiro colocar algo como "eu disse, e então ri, discretamente" ou algo assim, entende? A não ser que seja "HAH" do tipo "RÁ", falado, não uma risada...

    E eu coloco pontos assim, sim. Na "norma" seria vírgula, mas como é diálogo, você tem que mostrar o ritmo em que está sendo falado...

    Quanto a encenar os diálogos, eu escrevo meus livros como seriam os filmes.. hahaha Fico imaginando a cena Razz
    avatar
    Leonardo Schabbach
    Admin


    Mensagens : 879
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Leonardo Schabbach Sex maio 14, 2010 4:31 pm

    Ai vai de você, tanto o ponto como o haha. Você escolhe. Não precisa se prender muita a regras. Vê o Saramago por exemplo, jeito mais doido de colocar os diálogos no texto.
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 32
    Localização : Sao paulo

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por gisasantanna Sex maio 14, 2010 4:50 pm

    bom, quanto às onomatopeias.. acho que depende muito do genero e oque voce pretende atingir... pensei algumas vezes em colocar ou nao um snif, ou um haha, mas acho que isso fica meio 'virtual' até mesmo pra um livro que fica num blog. kkkkk
    fora isso.. os pontos em excesso pode prejudicar, a nao ser que voce saiba bem onde coloca-los.
    avatar
    juliano marques


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 21/09/2013

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por juliano marques Seg Set 23, 2013 7:35 am

    Não encontrei as dicas para diálogos.
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 32
    Localização : Sao paulo

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por gisasantanna Seg Set 23, 2013 8:44 am

    Depois de anos que não entro aqui, recebi um aviso de resposta!
    Que bom que eu ainda lembro a senha! rsrsrs
    Smile
    avatar
    juliano marques


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 21/09/2013

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Não encontrei as dicas para diálogos.

    Mensagem por juliano marques Seg Set 23, 2013 5:47 pm

    Não encontrei as dicas para diálogos.
    o link não existe, tem outro lugar onde posso encontrar 12 Exercícios para melhorar seus diálogos
    gisasantanna
    gisasantanna


    Mensagens : 299
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 32
    Localização : Sao paulo

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por gisasantanna Ter Set 24, 2013 8:27 am

    Juliano, na época em que esse topico foi lançado, discutíamos como seria o melhor formato para se introduzir diálogos. No decorrer dessas páginas temos alguns exemplos, mas exercícios em sí talvez foram dados entre uma postagem e outra.

    Legal seria se a gente conseguisse trazer todo o pessoal outra vez pra discutir esse assunto novamente, e, quem sabe, sugerir algumas dicas úteis a todos.
    loituma
    loituma


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 10/10/2013

    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por loituma Sex Out 11, 2013 2:06 pm

    O link com as dicas não funciona mais, alguém tem ele atualizado?

    Conteúdo patrocinado


    12 Exercícios para melhorar seus diálogos - Página 2 Empty Re: 12 Exercícios para melhorar seus diálogos

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Set 07, 2024 11:11 pm