+11
joaopedrov
Fábio Paulo dos Santos
tchelocf
mayarend
FSAB
Celly Borges
Hawkeye
ninive_leikis
Kamui Black
Amy Moore
Leonardo Schabbach
15 participantes
Quais são os seus autores favoritos?
Leonardo Schabbach- Admin
- Mensagem nº1
Quais são os seus autores favoritos?
Fale aqui sobre literatura em geral. Indique seus autores favoritos de contos, romances e poemas. Este é um tópico para falar de suas opções literárias.
Amy Moore- Mensagens : 10
- Mensagem nº2
Re: Quais são os seus autores favoritos?
Idolatro a J. K. Rowling. Impossível não gostar, né? Claro que eu também gosto da Stephenie Meyer, Meg Cabot, L. J. Smith e Rick Riordan... E, brasileiro, admiro o Paulo Coelho.
Kamui Black- Mensagens : 45
- Mensagem nº3
Acho que seria o Stephen King, embora me baseie principalmente pela Torre Negra. Mas a narrativa e o modo como ele escreve me fascina.
ninive_leikis- Mensagens : 15
- Mensagem nº4
Meus autores favoritos? Que pergunta difícil!!
Acho que, encabeçando a lista, quase sem concorrentes é o Markus Zusak (escritor de "A menina que roubava livros" e "Eu sou o mensageiro"). Em seguida começa aquela disputa infinita: Anne Rice, Edgar Alan Poe, Tolkien, Lewis, Neil Gaiman, Cornelia Funke Tatiane Lacorte e Camila Loricchio (que, mesmo ainda não tendo sido publicadas, eu tenho a honra de ler seus textos e não tenho medo de afirmar que estão entre as minhas favoritas!!) e assim por diante.
É mais fácil perguntar quais os autores que agente menos gosta =P -tenho a respota na ponta da língua e dos dedos, hehehehhe-
Acho que, encabeçando a lista, quase sem concorrentes é o Markus Zusak (escritor de "A menina que roubava livros" e "Eu sou o mensageiro"). Em seguida começa aquela disputa infinita: Anne Rice, Edgar Alan Poe, Tolkien, Lewis, Neil Gaiman, Cornelia Funke Tatiane Lacorte e Camila Loricchio (que, mesmo ainda não tendo sido publicadas, eu tenho a honra de ler seus textos e não tenho medo de afirmar que estão entre as minhas favoritas!!) e assim por diante.
É mais fácil perguntar quais os autores que agente menos gosta =P -tenho a respota na ponta da língua e dos dedos, hehehehhe-
- Mensagem nº5
Para mim, no reino da literatura fantástica como mais nos referimos no fórum, Tolkien é insuperável. Ele criou um épico que influenciou e influencia toda uma geração (na verdade mais de uma e muitas mais no futuro).
E dentro ainda do gênero, mas falando de gente mais aclamada pela crítica, pois a literatura de fantasia é meio que deixada de lado por ela, tirando esses caras que vou nomear, pq eles fazem literatura fantástica, pelo menos ao meu ver, não a literatura de fantasia da qual falamos mais vezes aqui no fórum, mas ainda assim fantástica, e são realmente espetaculares. Saramago, Borges e Ítalo Calvino (outro favorito é o Gonçalo M. Tavares, mas ele não vai tanto por caminhos de fantasia assim).
E dentro ainda do gênero, mas falando de gente mais aclamada pela crítica, pois a literatura de fantasia é meio que deixada de lado por ela, tirando esses caras que vou nomear, pq eles fazem literatura fantástica, pelo menos ao meu ver, não a literatura de fantasia da qual falamos mais vezes aqui no fórum, mas ainda assim fantástica, e são realmente espetaculares. Saramago, Borges e Ítalo Calvino (outro favorito é o Gonçalo M. Tavares, mas ele não vai tanto por caminhos de fantasia assim).
- Mensagem nº6
Vi que muita gente gosta do Stephen King. Eu acho bom, mas devo confessar, vocês acabarão percebendo isso com o tempo mesmo, que não curto muito a literatura fantástica mais voltada para o terror; nem essa nova onda de vampiros, hehehe. Questão de gosto apenas =)
- Mensagem nº7
@Leonardo
Nossa, como eu me esqueci do Saramago? o.o
E também lembrei do coitadinho do Terry Pratchet, que esta do lado da minha cama e foi deixado de lado nessa listagem... É muito difícil esse papo de escolher autor favorito.
Mas, falando sobre a onda de vampiros: ignorando Crepúsculo, já tentou ler alguma literatura sobre isso?
Como a Anne Rice que eu falei na minha lista, por exemplo. Ela reinventou completamente os vampiros, de uma maneira muito boa e interessante. Sem contar que é uma escrita bem completa e sofisticada. Infelizmente é a única autora sobre vampiros que eu levo bem a sério (curto a Smith, que escreveu Diário do Vampiro, e a Charlaine Harris, que é a autora dos livros que originaram True Blood, mas não acho as histórias tão completas e complexas quanto as Crônicas Vampirescas da Anne Rice... Mesmo assim, vale à pena dar uma conferida ^^")
Nossa, como eu me esqueci do Saramago? o.o
E também lembrei do coitadinho do Terry Pratchet, que esta do lado da minha cama e foi deixado de lado nessa listagem... É muito difícil esse papo de escolher autor favorito.
Mas, falando sobre a onda de vampiros: ignorando Crepúsculo, já tentou ler alguma literatura sobre isso?
Como a Anne Rice que eu falei na minha lista, por exemplo. Ela reinventou completamente os vampiros, de uma maneira muito boa e interessante. Sem contar que é uma escrita bem completa e sofisticada. Infelizmente é a única autora sobre vampiros que eu levo bem a sério (curto a Smith, que escreveu Diário do Vampiro, e a Charlaine Harris, que é a autora dos livros que originaram True Blood, mas não acho as histórias tão completas e complexas quanto as Crônicas Vampirescas da Anne Rice... Mesmo assim, vale à pena dar uma conferida ^^")
Hawkeye- Mensagens : 63
- Mensagem nº8
Os meus preferidos são J.K. Rowling, C.S. Lewis, Stephen King, Anne Rice, Agatha Christie, gosto de Terry Prachett mesmo só lendo 3 livros da série Discworld ;(, George Orwell porque 1984 é fantástico.
Christopher Paolini, Meg Cabot, Charlaine Harris, Ken Follet e Marion Zimmer Bradley eu gostoo mas não são meus preferidos.
Christopher Paolini, Meg Cabot, Charlaine Harris, Ken Follet e Marion Zimmer Bradley eu gostoo mas não são meus preferidos.
- Mensagem nº9
É. Nunca cheguei a ler, mas sei que Anne Rice apresentou os vampiros por uma via bem diferente. Eu também não tenho nada contra Crepúsculo, a única coisa que digo é que a autora não escreve bem, tecnicamente falando. Mas mesmo se tratando de Anne Rice, eu realmente não tenho muita vontade de ler sobre isso. Apesar de curtir muito séries que envolvam esse tipo de coisa, como Supernatural e antigamente Angel/Buffy (E gostar do filme "Entrevista com vampiro"), na literatura eu não tenho lá muita vontade mesmo de ler. Tem tanta coisa pra ler que prefiro me ater a outros temas e autores.
Voltando ao Saramago. Acho ele incrível, meu sonho é escrever bem como ele um dia. Leio 10 linhas dele e já fico deprimido, logo penso: UAU, esse cara escreve bem demais... demais... não chego nem perto disso!
O Gonçalo Tavares de que falei, embora seja de um estilo mais curto, também escreve absurdamente bem (e também é português, mas novo ainda, 40 anos acho; os portugueses o comparam à Fernando Pessoa, dizem que ele terá um peso desse tipo na literatura portuguesa e mundial).
Voltando ao Saramago. Acho ele incrível, meu sonho é escrever bem como ele um dia. Leio 10 linhas dele e já fico deprimido, logo penso: UAU, esse cara escreve bem demais... demais... não chego nem perto disso!
O Gonçalo Tavares de que falei, embora seja de um estilo mais curto, também escreve absurdamente bem (e também é português, mas novo ainda, 40 anos acho; os portugueses o comparam à Fernando Pessoa, dizem que ele terá um peso desse tipo na literatura portuguesa e mundial).
- Mensagem nº10
Esqueci de autores nacionais ._. Então, bem, Raphael Draccon, André Vianco, durante a infância gostava muito de Pedro Bandeira (e, bem, podemos chamar a coleção Vagalume de autora? porque eu amava os livros, e não me lembro do nome dos autores -hehehehe-). Também amo Machado de Assis e José de Alencar *-*~
@Hawkeye
Nossa, você citou vários que me escaparam ( Tery Pratchet, Agatha Chritie, Marion Zimmer Bradley), mas realmente é muito difícil decidir o autor favorito x_x
@Leonardo
Hahahaha! Bem, sem interesse pelo assunto é impossível empolgar na leitura. Mas, como você é interessado no fantástico nacional, talvez fosse bom deixar isso de lado somente por alguns livros, porque o autor é nacional e ele é muito bom! André Vianco, é claro.
Nossa, admito que nunca ouvi falar de Gonçalo Tavares, nem conheço obra alguma dele. Alguma sugestão para começar?
@Hawkeye
Nossa, você citou vários que me escaparam ( Tery Pratchet, Agatha Chritie, Marion Zimmer Bradley), mas realmente é muito difícil decidir o autor favorito x_x
@Leonardo
Hahahaha! Bem, sem interesse pelo assunto é impossível empolgar na leitura. Mas, como você é interessado no fantástico nacional, talvez fosse bom deixar isso de lado somente por alguns livros, porque o autor é nacional e ele é muito bom! André Vianco, é claro.
Nossa, admito que nunca ouvi falar de Gonçalo Tavares, nem conheço obra alguma dele. Alguma sugestão para começar?
Kamui Black- Mensagens : 45
- Mensagem nº11
@Ninive
Caramba! Quantos autores favoritos o_0
@Geral
Tolkien é muito bom por causa dos idiomas e toda a mitologia de um mundo completamente novo que ele criou. Mas não acho que a narrativa dele seja tão atrativa.
Já o Paolinni eu achei que tem uma narrativa muito agradável, que flui de maneira muito natural. Muitos dizem que a história dele tem muito pouca originalidade, mas eu penso o contrário. Ele até pode ter utilizado uma ideia relativamente comum, mas o desenvolvimento da história foi muito bom.
Mas ainda assim prefiro a narrativa do King, o cara é um mestre.
Caramba! Quantos autores favoritos o_0
@Geral
Tolkien é muito bom por causa dos idiomas e toda a mitologia de um mundo completamente novo que ele criou. Mas não acho que a narrativa dele seja tão atrativa.
Já o Paolinni eu achei que tem uma narrativa muito agradável, que flui de maneira muito natural. Muitos dizem que a história dele tem muito pouca originalidade, mas eu penso o contrário. Ele até pode ter utilizado uma ideia relativamente comum, mas o desenvolvimento da história foi muito bom.
Mas ainda assim prefiro a narrativa do King, o cara é um mestre.
- Mensagem nº12
Sua paixão pela obra do Stephen King é tanta que eu já estou quase inclinado a dar mais uma lida nas coisas dele, hehehe.
Celly Borges- Mensagens : 8
- Mensagem nº13
Meus autores favoritos:
Wilkie Collins, Mark Twain, Jack London, Joseph Conrad, Michael Ende,
Oscar Wilde, Mary Shelley, Bram Stoker...
Wilkie Collins, Mark Twain, Jack London, Joseph Conrad, Michael Ende,
Oscar Wilde, Mary Shelley, Bram Stoker...
FSAB- Mensagens : 32
- Mensagem nº14
Eu RESPIRO Meg Cabot(nome de uma comunidade no Orkut que sigo)!!!
Mais adoro HP (J. K. ROwling), foi com ele que aprende a gostar de leitura!
Mais ninguém (jamais) bate A MEDIADORA da Meg!
Além de Stephenie Meyer! Terminei a saga Crep. ontem!!! E ja to "arrancando os cabelos" pra ler A HOSPEDEIRA!
E gosto muito dos livros de Gabriel Chalita!!! Um escritor muuuuuuito bom!
Mais adoro HP (J. K. ROwling), foi com ele que aprende a gostar de leitura!
Mais ninguém (jamais) bate A MEDIADORA da Meg!
Além de Stephenie Meyer! Terminei a saga Crep. ontem!!! E ja to "arrancando os cabelos" pra ler A HOSPEDEIRA!
E gosto muito dos livros de Gabriel Chalita!!! Um escritor muuuuuuito bom!
mayarend- Mensagens : 56
- Mensagem nº15
Nossa, muito difícil!
Tolkien, Marion Z. Bradley, Anne Rice, Bernard Cornwell, Terry Pratchet e tantos outros!! :S
Acho que ainda citaria Érico Veríssimo. Adoro romances históricos e devo dizer que O Tempo e O Vento é uma obra prima digna de ficar lado a lado com Cornwell, em termos de romances históricos.
Tolkien, Marion Z. Bradley, Anne Rice, Bernard Cornwell, Terry Pratchet e tantos outros!! :S
Acho que ainda citaria Érico Veríssimo. Adoro romances históricos e devo dizer que O Tempo e O Vento é uma obra prima digna de ficar lado a lado com Cornwell, em termos de romances históricos.
tchelocf- Mensagens : 7
- Mensagem nº16
Meus autores prediletos são: Stieg Larsson,Christopher Paolini,Licia Troici,John Flanagan,Patrick
Rothfuss ,Rick Riordan e Cinda Williams Chima
Rothfuss ,Rick Riordan e Cinda Williams Chima
- Mensagem nº17
Cara, seja bem-vindo! Dá uma passada lá no fórum de apresentações e cria seu tópico pra gente te conhecer melhor.
Fábio Paulo dos Santos- Mensagens : 23
- Mensagem nº18
São tanto autores bons no que fazem, fica até difícil enumerar... Tolkien, Paulo Coelho, Stephen King, Allan Moore, Bram Stoker, Neil Gaiman, Frederick Forsyth, entre outros.
joaopedrov- Mensagens : 20
- Mensagem nº19
John Flanagan, Christopher Paolini, Tolkien, George R. R. Martin.
thaishelena- Mensagens : 1
- Mensagem nº20
gosto de clássicos. Machado de Assis é, certamente, meu favorito!
- Mensagem nº21
Legal, Thais! Depois dê uma passada no parte de apresentações para que a gente possa conhecê-la melhor!
Rodrigo Drévix- Mensagens : 43
- Mensagem nº22
Apesar de não ser fantasia pura, contém alguns elementos que ligam a isso, romance (byroniano), o jeito maravilhosamente belo como escreve e a taverna, ah! a taverna. Sabem de quem eu estou falando? Depois eu revelo, mas é um dos meus autores preferidos.
Isie Fernandes- Mensagens : 516
- Mensagem nº23
Olá, Rodrigo, como vai? Olha, não faço ideia de quem é esse autor de quem tanto você gosta, mas queria passar pra te dar um alô. Espero não desaparecer por tanto tempo novamente.
- Mensagem nº24
Posso dizer que somo o Patrick Rothfuss aos meus autores favoritos, o cara é muito bom. Já estou até triste por ter de esperar aí um ano ou mais pelo próximo livro.
E. R. Feitosa- Mensagens : 66
- Mensagem nº25
Tolkien é imortal pra mim, mas também gosto muito do Philip Pullman e como já disse em outro tópico, estou gostando bastante do George RR Martin. JK Rowling também é legal e o cara lá do Percy Jackson também, mas não está no mesmo nível dos demais...